Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104186
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_c4d517395806ecc291ba14a33314a1a2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da FlorestaAgency - An Enactivist Perspective of the Forest SchoolsAgência InfantilEnativismoEscolas da FlorestaSistema EducativoChildren agencyEnactivismForest SchoolsEducational SystemDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como objetivo principal evidenciar a pedagogia das Escolas da Floresta (E.F.) como uma alternativa eficiente, contemporânea, robusta e possível às questões que estão em grande emergência no século XXI, nomeadamente as que se apresentam nos âmbitos educativos e ambientais. A desatualização dos sistemas de ensino frente à toda uma multiplicidade de questões que se desdobram vertiginosamente no mundo atual - desafio das questões climáticas, das guerras, dos refugiados, do desemprego e muitas outras problemáticas - são cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e, portanto, é essencial que haja um sistema de ensino que possa preparar os as crianças e jovens de forma que possam serm, cada vez mais agentes, participativos e atuantes neste tipo de debate e discussão. Desta forma, será utilizada a teoria do enativismo para basear o argumento de que as E.F. são uma alternativa para o sistema de ensino tradicional majoritario atualmente. Esta aproximação entre as ideias do Enativismo, Escolas da Floresta e Agência, em específico a agência infantil, será feita através de uma comparação teórica entre os princípios regentes de cada um dos âmbitos mencionados para que seja possível averiguar a correlação entre os conceitos e a consequente averiguação da potencialidade educativa existente nas Escolas da Floresta. Neste contexto, este trabalho tem o intúito de responder a perguntas como "O que é agência?"; "Por que é importante falar deste conceito?"; "Qual a relevância deste conceito para o campo educacional?" e "Por que agência através da perspectiva enactivista?" para poder argumentar os pontos anteriormente mencionados e garantir que haja um desdobramento dos pensamentos teóricos sublinhados que seja relevante para debates futuros.The main objective of this work is to highlight the pedagogy of the Forest Schools (F.S.) as an efficient, contemporary, robust and possible alternative to the issues that are in great emergency in the 21st century, particularly those in the educational and environmental spheres. The outdatedness of education systems in the face of a multiplicity of issues that are vertiginously unfolding in today's world - the challenge of climate issues, wars, refugees, unemployment and many other problems - are increasingly present in people's daily lives and, therefore, it is essential that there is an education system that can prepare children and young people so that they can be increasingly agents, participatory and active in this type of debate and discussion. In this way, the theory of enactivism will be used to base the argument that the F.E. is an alternative to the traditional education system that is currently the majority. This approach between the ideas of Enativism, Forest Schools and Agency, specifically children's agency, will be made through a theoretical comparison between the governing principles of each of the mentioned scopes so that it is possible to ascertain the correlation between the concepts and the consequent ascertainment of the educational potentiality existing in Forest Schools. In this context, this work aims to answer questions such as "What is agency?"; "Why is it important to talk about this concept?"; "What is the relevance of this concept for the educational field?" and "Why agency through the enactivist perspective?" in order to be able to argue the previously mentioned points and ensure that there is an unfolding of the underlined theoretical thoughts that is relevant for future debates.2022-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104186http://hdl.handle.net/10316/104186TID:203128605porMedeiros, Yasmin Arêas Canindé deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:42:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:54.537775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
Agency - An Enactivist Perspective of the Forest Schools
title Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
spellingShingle Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
Agência Infantil
Enativismo
Escolas da Floresta
Sistema Educativo
Children agency
Enactivism
Forest Schools
Educational System
title_short Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
title_full Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
title_fullStr Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
title_full_unstemmed Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
title_sort Agência - Uma Perspectiva Enativista sobre as Escolas da Floresta
author Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
author_facet Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Yasmin Arêas Canindé de
dc.subject.por.fl_str_mv Agência Infantil
Enativismo
Escolas da Floresta
Sistema Educativo
Children agency
Enactivism
Forest Schools
Educational System
topic Agência Infantil
Enativismo
Escolas da Floresta
Sistema Educativo
Children agency
Enactivism
Forest Schools
Educational System
description Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104186
http://hdl.handle.net/10316/104186
TID:203128605
url http://hdl.handle.net/10316/104186
identifier_str_mv TID:203128605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134100592787456