Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10636
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_231509a8c675791dc2d8e8e7ce83e6ec
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantesPlano de MarketingSetor VitivinícolaNotoriedade da marcaProduto PremiumMarketing-MixMarketing PlanWine SectorBrand AwarenessPremium ProductMestrado em MarketingEste trabalho de projeto tem como propósito redefinir a estratégia da empresa Caves do Solar de São Domingos para a sua gama premium de vinhos espumantes, através da elaboração de um plano de marketing que aborde estratégias e táticas que possibilitem um aumento gradual de notoriedade da marca. A falta de um plano de marketing, por parte da empresa, foi o principal motivo para a realização deste projeto. Na elaboração deste projeto foi efetuada uma revisão da literatura, abordando os seguintes tópicos: plano de marketing , valor da marca do ponto de vista do cliente (customer-based brand equity), marca premium e wine marketing. Neste projeto utilizaram-se os primeiros passos da estratégia de investigação metodológica action research, o tipo de estudo foi fundamentalmente qualitativo, de abordagem descritiva. Realizou-se uma entrevista ao representante de marketing, vendas e comunicação da empresa, com a finalidade de obter um conjunto de informações que permitisse a elaboração da análise interna. Foi elaborado e divulgado um questionário online, de forma a obter todas as perceções dos clientes sobre a empresa e aferir, posteriormente, sobre a notoriedade da mesma. Através do estudo deste tema será possível implementar táticas que permitam um aumento de notoriedade a longo-prazo, impulsionando a obtenção de melhores níveis de vendas, maiores lucros e conquista de uma melhor quota de mercado. As táticas ainda serão capazes de posicionar estrategicamente a marca São Domingos num mercado cada vez mais competitivo, diferenciando-a através de uma proposta de valor forte, favorável e única.This project aims to redefine the company's strategy for its variety of premium sparkling wines, by drawing up a marketing plan that addresses strategies and tactics that will allow a gradual increase of brand awareness. The lack of a marketing plan, by the company, was the main reason for carrying out this project. In compiling this project a literature review was conducted, covering the following topics: marketing plan, customer-based brand equity, premium brand and wine marketing. In this project it was used the first steps of the methodological research strategy action research, the nature of the study was essentially qualitative, in a descriptive approach. An interview was held with the company's representative of marketing, sales and communication, in order to obtain a set of information that would allow the development of the internal analysis. An online questionnaire was elaborated and spread, in order to achieve all of the customer perceptions about the company and assess, later, on the awareness of the company and the brand itself. Through this study it will be possible to implement practices that consent on a long-term increase in awareness, by boosting greater sales figures, higher profits and winning a better market share. It will also help by strategically position the company in an increasingly competitive market, differentiating the brand through a strong, favourable and unique value proposition.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaAlbergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de2016-01-11T15:01:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10636porAlbergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de (2015). "Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:04.082945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
title Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
spellingShingle Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de
Plano de Marketing
Setor Vitivinícola
Notoriedade da marca
Produto Premium
Marketing-Mix
Marketing Plan
Wine Sector
Brand Awareness
Premium Product
title_short Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
title_full Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
title_fullStr Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
title_full_unstemmed Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
title_sort Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes
author Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de
author_facet Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Setor Vitivinícola
Notoriedade da marca
Produto Premium
Marketing-Mix
Marketing Plan
Wine Sector
Brand Awareness
Premium Product
topic Plano de Marketing
Setor Vitivinícola
Notoriedade da marca
Produto Premium
Marketing-Mix
Marketing Plan
Wine Sector
Brand Awareness
Premium Product
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-11T15:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10636
url http://hdl.handle.net/10400.5/10636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Albergaria, Sofia de Almeida Oliveira Sauanes de (2015). "Plano de marketing Caves do Solar de São Domingos : um aumento de notoriedade para a gama premium de vinhos e espumantes". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053448757248