Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5170
Resumo: O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível!
id RCAP_c4df3560b05a382960d4274a553cb9da
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEBInvestigando a Consciência Fonológica no Jardim de InfânciaBricarFonologiaSilabaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível!Barata, Clarinda Luísa FerreiraOliveira, Luís Miguel Gonçalves deIC-OnlineOliveira, Daniela Alexandra Real Marques de2020-10-21T14:05:35Z2020-07-282020-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5170TID:202528111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:50.347183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância
title Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
spellingShingle Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
Bricar
Fonologia
Silaba
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
title_full Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
title_fullStr Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
title_sort Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
author Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
author_facet Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Bricar
Fonologia
Silaba
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bricar
Fonologia
Silaba
Educação Pré-escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível!
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T14:05:35Z
2020-07-28
2020-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5170
TID:202528111
url http://hdl.handle.net/10400.8/5170
identifier_str_mv TID:202528111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136981465169920