Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5170 |
Resumo: | O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível! |
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Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEBInvestigando a Consciência Fonológica no Jardim de InfânciaBricarFonologiaSilabaEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível!Barata, Clarinda Luísa FerreiraOliveira, Luís Miguel Gonçalves deIC-OnlineOliveira, Daniela Alexandra Real Marques de2020-10-21T14:05:35Z2020-07-282020-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5170TID:202528111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:50.347183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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