Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ameiro, Juliana Filipe Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7085
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia.
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