Participação e cidadania: memória dos fóruns infanto-juvenis de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3996 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado na modalidade de Projecto no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, adoptando uma metodologia qualitativa partindo de um estudo de caso e baseou-se em experiências concretas, tendo em conta a relevância dos processos participativos das crianças em estratégias locais para a sustentabilidade. Neste trabalho é apresentado um enquadramento teórico onde se discute a questão da infância e dos seus direitos, numa reflexão inicial dos seus significados e sustentada nas garantias de reconhecimento dos “Direitos da Criança”. Fizemos um percurso pela história do processo de reconhecimento da Criança e da construção dos seus direitos a nível internacional, identificando os momentos de construção de documentos que os legitimam. Abordámos o lugar das Crianças no contexto da globalização, procurando mostrar como é que se torna visível o tempo e o espaço de ser criança associadas a este processo. O trabalho apresenta um outro capítulo, onde tratamos a questão da sustentabilidade ambiental e social como direito das crianças, chamando a atenção para o reconhecimento do ambientalismo como um movimento gerador de novas subjectividades e actores sociais. Discutimos a questão da educação ambiental como um desafio para uma nova concepção de humanismo, portadora dos valores de uma cidadania. E, as crianças e jovens, como cidadãos de direitos, devem tomar parte como protagonistas na resolução de problemas que lhes dizem respeito e a serem ouvidas, assim como a terem oportunidade de opinião e participar na tomada de decisões |
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Participação e cidadania: memória dos fóruns infanto-juvenis de AveiroEducação comunitáriaEducação para a cidadaniaEducação ambientalDireitos das criançasParticipação dos cidadãos: Aveiro (Portugal)Este trabalho foi realizado na modalidade de Projecto no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, adoptando uma metodologia qualitativa partindo de um estudo de caso e baseou-se em experiências concretas, tendo em conta a relevância dos processos participativos das crianças em estratégias locais para a sustentabilidade. Neste trabalho é apresentado um enquadramento teórico onde se discute a questão da infância e dos seus direitos, numa reflexão inicial dos seus significados e sustentada nas garantias de reconhecimento dos “Direitos da Criança”. Fizemos um percurso pela história do processo de reconhecimento da Criança e da construção dos seus direitos a nível internacional, identificando os momentos de construção de documentos que os legitimam. Abordámos o lugar das Crianças no contexto da globalização, procurando mostrar como é que se torna visível o tempo e o espaço de ser criança associadas a este processo. O trabalho apresenta um outro capítulo, onde tratamos a questão da sustentabilidade ambiental e social como direito das crianças, chamando a atenção para o reconhecimento do ambientalismo como um movimento gerador de novas subjectividades e actores sociais. Discutimos a questão da educação ambiental como um desafio para uma nova concepção de humanismo, portadora dos valores de uma cidadania. E, as crianças e jovens, como cidadãos de direitos, devem tomar parte como protagonistas na resolução de problemas que lhes dizem respeito e a serem ouvidas, assim como a terem oportunidade de opinião e participar na tomada de decisõesThis work was carried out in batch mode project under masters course in educational sciences, adopting a qualitative methodology from a case study and relied on concrete experiences, taking into account the relevance of participatory processes of children in local strategies for sustainability. Presented a theoretical framework where it discusses the issue of childhood and rights, an initial reflection of their meanings and sustained in guarantees of recognition of the rights of the child. We made a journey through the history of the recognition process of the child and the construction of their international rights, identifying the moments of the construction documents that legitimize them . Children also Discussed in the context of globalization, looking show how becomes visible time and space to be child associated with this process. The paper presents another chapter, where the issue of environmental sustainability and social rights of children, calling attention to the recognition of environmentalism as a generator of new subjectivities movement and social actors. We discussed the issue of environmental education as a challenge for a new conception of humanism, carrier of the values of citizenship. And, children and young people as citizen’s rights should take part as protagonists in solving problems that concern them and to be heard, so as to have the opportunity to view and participate in decision-making.Universidade de Aveiro2011-09-13T15:59:26Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3996porPinto, Adelina Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:08Zoai:ria.ua.pt:10773/3996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:05.621497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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