Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28205 https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81 |
Resumo: | Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico. |
id |
RCAP_c4e3743f34d81c0c3c7f318ede5d6635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo FreireModernidadeDecolonialidadeEducação PopularPedagogia da EsperançaEste ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP2020-10-23T11:29:35Z2020-10-232016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28205http://hdl.handle.net/10174/28205https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81porhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090vermida@uevora.pt693Barbosa, Vera Lúcia Ermidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:07.354005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
title |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
spellingShingle |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire Barbosa, Vera Lúcia Ermida Modernidade Decolonialidade Educação Popular Pedagogia da Esperança |
title_short |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
title_full |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
title_fullStr |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
title_sort |
Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire |
author |
Barbosa, Vera Lúcia Ermida |
author_facet |
Barbosa, Vera Lúcia Ermida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vera Lúcia Ermida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade Decolonialidade Educação Popular Pedagogia da Esperança |
topic |
Modernidade Decolonialidade Educação Popular Pedagogia da Esperança |
description |
Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2020-10-23T11:29:35Z 2020-10-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28205 http://hdl.handle.net/10174/28205 https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28205 https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090 vermida@uevora.pt 693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136663421583360 |