Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vera Lúcia Ermida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28205
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81
Resumo: Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.
id RCAP_c4e3743f34d81c0c3c7f318ede5d6635
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo FreireModernidadeDecolonialidadeEducação PopularPedagogia da EsperançaEste ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP2020-10-23T11:29:35Z2020-10-232016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28205http://hdl.handle.net/10174/28205https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81porhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090vermida@uevora.pt693Barbosa, Vera Lúcia Ermidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:07.354005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
title Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
spellingShingle Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
Barbosa, Vera Lúcia Ermida
Modernidade
Decolonialidade
Educação Popular
Pedagogia da Esperança
title_short Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
title_full Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
title_fullStr Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
title_full_unstemmed Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
title_sort Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
author Barbosa, Vera Lúcia Ermida
author_facet Barbosa, Vera Lúcia Ermida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vera Lúcia Ermida
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Decolonialidade
Educação Popular
Pedagogia da Esperança
topic Modernidade
Decolonialidade
Educação Popular
Pedagogia da Esperança
description Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2020-10-23T11:29:35Z
2020-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28205
http://hdl.handle.net/10174/28205
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81
url http://hdl.handle.net/10174/28205
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090
vermida@uevora.pt
693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP
publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136663421583360