Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Iara Teixeira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
id UNB_e2dbbab2c7e5087b71ae970679f5d179
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43493
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançarDecolonialidadeLíngua inglesa - estudo e ensinoEsperançarDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.Este trabalho tem origem nos processos de (des)(re)construção identitária da própria pesquisadora enquanto professora de língua inglesa na rede pública do Distrito Federal. Na busca por entender seus papéis numa escola pública de região periférica do Distrito Federal, a pesquisadora convida colegas de profissão para conversas (SUSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) das quais emergem temas como currículo (SUSSEKIND, 2014; SUSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)colonialidade (GROSFOGUEL, 2008), inglês como Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), e Pedagogia de Projetos (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020). Fortemente pautada nos valores de coletividade e colaboração, esta pesquisa-formação (SILVESTRE, 2016) tem o objetivo de fortalecer identidades e agência docentes, contribuir para o desenvolvimento de redes de interação entre profissionais de ensino de língua inglesa no contexto da educação pública do Distrito Federal e promover reflexões acerca dos papéis das professoras de inglês na rede pública de ensino. Para tal, propõe-se um não-curso: uma experiência de formação de professoras de inglês decolonial, horizontalizada e colaborativa em que vivências e conversas com a universidadescola (SUSSEKIND; COUBE, 2020) embasam a construção do currículo e da metodologia. As participantes dessaformação compartilham suas experiências, reflexões e questionamentos e constroem em conjunto um currículo para a própriaformação continuada, além dese fortalecerem enquanto profissionais criando um espaço seguro, respeitoso e não-hierárquico de construção de conhecimento. Recusando a separação entre teoria e prática e assumindo os fazeres docentes como práxis, este estudo é um exercício de decolonialidade e um ato de esperançar (FREIRE, 1992).This work has its origins in the processes of the researcher^s identity (de)(re)construction as an English language teacher in the public school system in Distrito Federal, Brazil. In the quest to understand her roles in a public school in a peripheral region of Distrito Federal, the researcher invites colleaguesforconversations(SÚSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) from which themes such as curriculum (SUSSEKIND, 2014; SÚSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)coloniality (GROSFOGUEL, 2008), English as a Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), and Project Pedagogy (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020) emerge. Strongly based on the values of collectivity and collaboration, this research-education (SILVESTRE, 2016) aims to strengthen teachers' identities and agency, contribute to the development of interaction networks between English language teaching professionals in the context of public education in the Distrito Federal and promote reflections on the roles of English teachers in the public school system. Forsuch purpose, a non-course is proposed: adecolonial, horizontalized and collaborativeexperience of teacher education for English teachers, in which experiences and conversations with the universityschool (SUSSEKIND; COUBE, 2020) scaffoldtheconstructionof the curriculum and methodology. Participants in this teacher education experience share their experiences, reflections and questions and jointly build a curriculum fortheirown continuing education, in additiontostrengthening themselves as professionals by creating a safe, respectful and non-hierarchical space for building knowledge. Refusing the separation between theory and practice and assuming teaching activities as a praxis, this study is an exercise in decoloniality and an act of hope (FREIRE, 1992).Andrade, Mariana Rosa Mastrella deiarataraujo@gmail.comAraújo, Iara Teixeira de2022-04-18T21:12:06Z2022-04-18T21:12:06Z2022-04-182021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/43493Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
title Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
spellingShingle Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
Araújo, Iara Teixeira de
Decolonialidade
Língua inglesa - estudo e ensino
Esperançar
title_short Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
title_full Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
title_fullStr Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
title_full_unstemmed Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
title_sort Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
author Araújo, Iara Teixeira de
author_facet Araújo, Iara Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
iarataraujo@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Iara Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Língua inglesa - estudo e ensino
Esperançar
topic Decolonialidade
Língua inglesa - estudo e ensino
Esperançar
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2022-04-18T21:12:06Z
2022-04-18T21:12:06Z
2022-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493
identifier_str_mv ARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508272955162624