Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. |
id |
UNB_e2dbbab2c7e5087b71ae970679f5d179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43493 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançarDecolonialidadeLíngua inglesa - estudo e ensinoEsperançarDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.Este trabalho tem origem nos processos de (des)(re)construção identitária da própria pesquisadora enquanto professora de língua inglesa na rede pública do Distrito Federal. Na busca por entender seus papéis numa escola pública de região periférica do Distrito Federal, a pesquisadora convida colegas de profissão para conversas (SUSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) das quais emergem temas como currículo (SUSSEKIND, 2014; SUSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)colonialidade (GROSFOGUEL, 2008), inglês como Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), e Pedagogia de Projetos (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020). Fortemente pautada nos valores de coletividade e colaboração, esta pesquisa-formação (SILVESTRE, 2016) tem o objetivo de fortalecer identidades e agência docentes, contribuir para o desenvolvimento de redes de interação entre profissionais de ensino de língua inglesa no contexto da educação pública do Distrito Federal e promover reflexões acerca dos papéis das professoras de inglês na rede pública de ensino. Para tal, propõe-se um não-curso: uma experiência de formação de professoras de inglês decolonial, horizontalizada e colaborativa em que vivências e conversas com a universidadescola (SUSSEKIND; COUBE, 2020) embasam a construção do currículo e da metodologia. As participantes dessaformação compartilham suas experiências, reflexões e questionamentos e constroem em conjunto um currículo para a própriaformação continuada, além dese fortalecerem enquanto profissionais criando um espaço seguro, respeitoso e não-hierárquico de construção de conhecimento. Recusando a separação entre teoria e prática e assumindo os fazeres docentes como práxis, este estudo é um exercício de decolonialidade e um ato de esperançar (FREIRE, 1992).This work has its origins in the processes of the researcher^s identity (de)(re)construction as an English language teacher in the public school system in Distrito Federal, Brazil. In the quest to understand her roles in a public school in a peripheral region of Distrito Federal, the researcher invites colleaguesforconversations(SÚSSEKIND, PELLEGRINI, 2018) from which themes such as curriculum (SUSSEKIND, 2014; SÚSSEKIND; SANTOS, 2016), (de)coloniality (GROSFOGUEL, 2008), English as a Lingua Franca (DUBOC, 2019; SIQUEIRA; PEIXOTO, 2019), and Project Pedagogy (JORDÃO, 2014; ALBUQUERQUE, 2020) emerge. Strongly based on the values of collectivity and collaboration, this research-education (SILVESTRE, 2016) aims to strengthen teachers' identities and agency, contribute to the development of interaction networks between English language teaching professionals in the context of public education in the Distrito Federal and promote reflections on the roles of English teachers in the public school system. Forsuch purpose, a non-course is proposed: adecolonial, horizontalized and collaborativeexperience of teacher education for English teachers, in which experiences and conversations with the universityschool (SUSSEKIND; COUBE, 2020) scaffoldtheconstructionof the curriculum and methodology. Participants in this teacher education experience share their experiences, reflections and questions and jointly build a curriculum fortheirown continuing education, in additiontostrengthening themselves as professionals by creating a safe, respectful and non-hierarchical space for building knowledge. Refusing the separation between theory and practice and assuming teaching activities as a praxis, this study is an exercise in decoloniality and an act of hope (FREIRE, 1992).Andrade, Mariana Rosa Mastrella deiarataraujo@gmail.comAraújo, Iara Teixeira de2022-04-18T21:12:06Z2022-04-18T21:12:06Z2022-04-182021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/43493Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
title |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
spellingShingle |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar Araújo, Iara Teixeira de Decolonialidade Língua inglesa - estudo e ensino Esperançar |
title_short |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
title_full |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
title_fullStr |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
title_full_unstemmed |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
title_sort |
Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês : um ato de esperançar |
author |
Araújo, Iara Teixeira de |
author_facet |
Araújo, Iara Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de iarataraujo@gmail.com |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Iara Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidade Língua inglesa - estudo e ensino Esperançar |
topic |
Decolonialidade Língua inglesa - estudo e ensino Esperançar |
description |
Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 2022-04-18T21:12:06Z 2022-04-18T21:12:06Z 2022-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Iara Teixeira de. Vivências e reflexões em um não-curso de formação de professoras de inglês: um ato de esperançar. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508272955162624 |