Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachapuz, António Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neto, Alexandre Shigunov, Silva, André Coelho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31851
Resumo: O estudo de modelos educativos estrangeiros pode auxiliar a compreensão dos modelos do nosso País. Tendo como referencial os ciclos de contextos de Stephen Ball, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão crítica sobre singularidades, similaridades e diferenças dos modelos de formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal, investindo na sua compreensão com um sentido não normativo e não prescritivo. A pesquisa seguiu uma perspectiva de estudo de caso múltiplo, abordando os contextos de formação e arquitetura, bem como a organização científico-pedagógica dos cursos em relação às dimensões: abrangência curricular, articulação entre teoria e prática, abertura curricular, fomento à investigação e interdisciplinaridade. Em ambos os casos, emerge uma visão economicista da formação, embora sua incidência na arquitetura de formação seja diversa. Em Portugal, faz-se por meio de um mestrado sequencial de Bolonha, e, no Brasil, por meio de mecanismos de precarização e flexibilização profissional, ainda que uma perspectiva integradora se faça presente.
id RCAP_c4e56a588ec23e47055e40c8492594c6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formaçãoCurso de licenciaturaEducação comparadaModelo de formação docenteO estudo de modelos educativos estrangeiros pode auxiliar a compreensão dos modelos do nosso País. Tendo como referencial os ciclos de contextos de Stephen Ball, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão crítica sobre singularidades, similaridades e diferenças dos modelos de formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal, investindo na sua compreensão com um sentido não normativo e não prescritivo. A pesquisa seguiu uma perspectiva de estudo de caso múltiplo, abordando os contextos de formação e arquitetura, bem como a organização científico-pedagógica dos cursos em relação às dimensões: abrangência curricular, articulação entre teoria e prática, abertura curricular, fomento à investigação e interdisciplinaridade. Em ambos os casos, emerge uma visão economicista da formação, embora sua incidência na arquitetura de formação seja diversa. Em Portugal, faz-se por meio de um mestrado sequencial de Bolonha, e, no Brasil, por meio de mecanismos de precarização e flexibilização profissional, ainda que uma perspectiva integradora se faça presente.Studying foreign education models can aid in the comprehension of models in our own country. Based on the Stephen Ball’s context cycles framework, this study aims to contribute to the critical reflection on singularities, similarities and differences of initial models to train physics teachers in Brazil and Portugal, investing in understanding them without a normative and prescriptive sense. The research followed a perspective of multiple case study, approaching the contexts of design and training, as well as the scientific-pedagogical organization of the courses in relation to the dimensions: curricular comprehensiveness, articulation theory/ practice, curricular opening, fostering research and interdisciplinarity. In both countries, economicist trends of training emerge, though with different implications over the design of the training. In Portugal, training is carried through a sequential master’s degree in Bologna, while in Brazil, through making precarious and flexible the teaching profession, although the integrative perspective is making its way.El estudio de modelos educativos extranjeros puede ayudar a comprender los modelos de nuestro País. Teniendo como referencia los ciclos de contextos de Stephen Ball, el objetivo de este trabajo es contribuir a la reflexión crítica sobre las singularidades, similitudes y diferencias de los modelos de formación inicial de profesores de Física en Brasil y en Portugal, invirtiendo en su comprensión con un sentido no normativo y no prescriptivo. La investigación siguió una perspectiva de estudio de caso múltiple, abordando los contextos de formación y arquitectura, así como la organización científico-pedagógica de los cursos en relación con las dimensiones: cobertura curricular, articulación entre teoría y práctica, apertura curricular, fomento de la investigación e interdisciplinariedad. En ambos casos, emerge una visión economicista de la formación, aunque su incidencia en la arquitectura de formación sea diversa. En Portugal, se realiza por medio de una maestría secuencial de Bolonia, y, en Brasil, por medio de mecanismos de precariedad y flexibilidad profesional, incluso si existe una perspectiva integradora.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais2021-08-25T11:24:44Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31851por10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377Cachapuz, António FranciscoNeto, Alexandre ShigunovSilva, André Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:29Zoai:ria.ua.pt:10773/31851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:39.032803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
title Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
spellingShingle Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
Cachapuz, António Francisco
Curso de licenciatura
Educação comparada
Modelo de formação docente
title_short Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
title_full Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
title_fullStr Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
title_sort Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação
author Cachapuz, António Francisco
author_facet Cachapuz, António Francisco
Neto, Alexandre Shigunov
Silva, André Coelho da
author_role author
author2 Neto, Alexandre Shigunov
Silva, André Coelho da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachapuz, António Francisco
Neto, Alexandre Shigunov
Silva, André Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de licenciatura
Educação comparada
Modelo de formação docente
topic Curso de licenciatura
Educação comparada
Modelo de formação docente
description O estudo de modelos educativos estrangeiros pode auxiliar a compreensão dos modelos do nosso País. Tendo como referencial os ciclos de contextos de Stephen Ball, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão crítica sobre singularidades, similaridades e diferenças dos modelos de formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal, investindo na sua compreensão com um sentido não normativo e não prescritivo. A pesquisa seguiu uma perspectiva de estudo de caso múltiplo, abordando os contextos de formação e arquitetura, bem como a organização científico-pedagógica dos cursos em relação às dimensões: abrangência curricular, articulação entre teoria e prática, abertura curricular, fomento à investigação e interdisciplinaridade. Em ambos os casos, emerge uma visão economicista da formação, embora sua incidência na arquitetura de formação seja diversa. Em Portugal, faz-se por meio de um mestrado sequencial de Bolonha, e, no Brasil, por meio de mecanismos de precarização e flexibilização profissional, ainda que uma perspectiva integradora se faça presente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-08-25T11:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31851
url http://hdl.handle.net/10773/31851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137691816689664