O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)Formação docentepolítica educacionalCurso de PedagogiaLicenciaturasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho foi construído a partir de análises de três Diretrizes Curriculares Nacionais que tratam da formação docente, sendo elas Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura, a Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Com a presente empiria, buscamos perceber o que se espera do professor segundo as demandas econômicas e sociais presentes nos documentos analisados e identificarmos aproximações e distanciamentos entre aspropostas. Por meio deuma pesquisa bibliográfica e documental foi possívelconhecer ahistória e construção das políticas educacionais no Brasil,discutindo a importância da formação de professores no contexto atual, tanto para o capital, quanto para a classe trabalhadora, além de identificar as influências de Organismos Multilaterais na concepção de educação e de formação das políticas educacionais atuais no Brasil. Entre os resultados, mostramos a existência de uma demanda, na política de formação docente, de um professor multitarefas, flexível e atuante para além da sala de aula, que deve viabilizar meios através da pesquisa e gestão.Florianópolis, SCTriches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Daniely2019-06-27T14:14:47Z2019-06-27T14:14:47Z2016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-06-27T14:14:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-27T14:14:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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