O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Daniely
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_3fa5256484676f56c857ee2c6e6ac1a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196999
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)Formação docentepolítica educacionalCurso de PedagogiaLicenciaturasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho foi construído a partir de análises de três Diretrizes Curriculares Nacionais que tratam da formação docente, sendo elas Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura, a Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Com a presente empiria, buscamos perceber o que se espera do professor segundo as demandas econômicas e sociais presentes nos documentos analisados e identificarmos aproximações e distanciamentos entre aspropostas. Por meio deuma pesquisa bibliográfica e documental foi possívelconhecer ahistória e construção das políticas educacionais no Brasil,discutindo a importância da formação de professores no contexto atual, tanto para o capital, quanto para a classe trabalhadora, além de identificar as influências de Organismos Multilaterais na concepção de educação e de formação das políticas educacionais atuais no Brasil. Entre os resultados, mostramos a existência de uma demanda, na política de formação docente, de um professor multitarefas, flexível e atuante para além da sala de aula, que deve viabilizar meios através da pesquisa e gestão.Florianópolis, SCTriches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Daniely2019-06-27T14:14:47Z2019-06-27T14:14:47Z2016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-06-27T14:14:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196999Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-27T14:14:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
title O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
spellingShingle O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
Borges, Daniely
Formação docente
política educacional
Curso de Pedagogia
Licenciaturas
title_short O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
title_full O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
title_fullStr O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
title_full_unstemmed O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
title_sort O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015)
author Borges, Daniely
author_facet Borges, Daniely
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triches, Jocemara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Daniely
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
política educacional
Curso de Pedagogia
Licenciaturas
topic Formação docente
política educacional
Curso de Pedagogia
Licenciaturas
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
2019-06-27T14:14:47Z
2019-06-27T14:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651889990959104