Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Sofia Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15218
Resumo: O presente relatório tem como temática, os desafios da gestão operacional em hotelaria, com o estudo de caso do grupo AP Hotels & Resorts (APH&R) e a realização de estágio no Adriana Beach Club Hotel Resort (ABCHR), que decorreu entre 01 de julho de 2019 e 02 de fevereiro de 2020. A elaboração deste trabalho é concebida no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, na especialidade de Hotelaria, Empreendedorismo e Projetos de Investimento, com obrigatoriedade nos termos do Regulamento de Mestrados conducente à obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. A revisão de literatura, incide sobre a atividade do turismo e as métricas da satisfação de cliente (SC) e gestão operacional, as principais características do hotel em estudo e os departamentos onde decorreu o estágio. É feita a caracterização do grupo APH&R e posteriormente, com maior detalhe, do ABCHR. O principal objetivo deste trabalho é, através da descrição detalhada das operações, a análise dos principais desafios na gestão operacional dos departamentos, com foco da receção e das reservas. No seguimento do objetivo proposto, são apresentadas reflexões sobre estes desafios e possíveis sugestões para a melhoria da operação, com suporte do conhecimento teórico e académico. A atual situação do país gerada pela pandemia Covid-19, trouxe impactos significativos na economia, que se fazem sentir no turismo e onde o revenue management é crucial na recriação de novas estratégias para a lucratividade e sucesso da empresa. A realização do estágio trouxe vários conhecimentos práticos relativos aos departamentos, nomeadamente as suas implicações na experiência do cliente. Conclui-se que, através dos desafios operacionais, foi possível identificar obstáculos na gestão de empreendimentos em regime all inclusive e a sucessiva valorização dos recursos disponíveis.
id RCAP_c4e881e3fcbc77ed1e645ec59cc5bde3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & ResortsTurismoHotelariaGestão operacionalEstágioAp Hotels & ResortsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório tem como temática, os desafios da gestão operacional em hotelaria, com o estudo de caso do grupo AP Hotels & Resorts (APH&R) e a realização de estágio no Adriana Beach Club Hotel Resort (ABCHR), que decorreu entre 01 de julho de 2019 e 02 de fevereiro de 2020. A elaboração deste trabalho é concebida no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, na especialidade de Hotelaria, Empreendedorismo e Projetos de Investimento, com obrigatoriedade nos termos do Regulamento de Mestrados conducente à obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. A revisão de literatura, incide sobre a atividade do turismo e as métricas da satisfação de cliente (SC) e gestão operacional, as principais características do hotel em estudo e os departamentos onde decorreu o estágio. É feita a caracterização do grupo APH&R e posteriormente, com maior detalhe, do ABCHR. O principal objetivo deste trabalho é, através da descrição detalhada das operações, a análise dos principais desafios na gestão operacional dos departamentos, com foco da receção e das reservas. No seguimento do objetivo proposto, são apresentadas reflexões sobre estes desafios e possíveis sugestões para a melhoria da operação, com suporte do conhecimento teórico e académico. A atual situação do país gerada pela pandemia Covid-19, trouxe impactos significativos na economia, que se fazem sentir no turismo e onde o revenue management é crucial na recriação de novas estratégias para a lucratividade e sucesso da empresa. A realização do estágio trouxe vários conhecimentos práticos relativos aos departamentos, nomeadamente as suas implicações na experiência do cliente. Conclui-se que, através dos desafios operacionais, foi possível identificar obstáculos na gestão de empreendimentos em regime all inclusive e a sucessiva valorização dos recursos disponíveis.This report focuses on the challenges of operational management in hotels with a case study by the AP Hotels & Resorts (APH&R) group and the realization of an internship at Adriana Beach Club Hotel Resort (ABCHR), which took place between 1st July of 2019 and 2nd February of 2020. The elaboration of this work is conceived in the scope of the Master in Hotel Management with specialization in Hospitality, Entrepreneurship and Investment Projects with mandatory terms under the Master's Regulations leading to obtaining the master's degree, by Superior School of Management, Hospitality and Tourism from University of Algarve. The literature review focuses on tourism activity and the metrics of customer satisfaction and operational management, the main characteristics of the hotel under study and the departments where the internship took place. The characterization of the APH&R is made and later, in greater detail, of ABCHR. The main objective of this work is, through the detailed description of the operations, the analysis of the main challenges in the operational management of the departments, with a focus on reception and reservations. Following the proposed objective, reflections on these challenges and possible suggestions for improving the operation are presented, supported by theoretical and academic knowledge. The current situation in the country generated by the Covid-19 pandemic has brought significant impacts on the economy that are felt in tourism and where revenue management is crucial in recreating new strategies for the company's profitability and success. The realization of the internship brought several practical knowledge related to the departments, namely its implications for the customer experience. It is concluded that through the operational challenges it was possible to identify obstacles in the management of enterprises in an all inclusive regime and the successive valorization of the available resources.Rassal, CarimoSapientiaMiguel, Sofia Castro2021-03-10T17:00:38Z2020-11-092020-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15218TID:202663795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:05.704893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
title Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
spellingShingle Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
Miguel, Sofia Castro
Turismo
Hotelaria
Gestão operacional
Estágio
Ap Hotels & Resorts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
title_full Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
title_fullStr Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
title_full_unstemmed Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
title_sort Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts
author Miguel, Sofia Castro
author_facet Miguel, Sofia Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rassal, Carimo
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Sofia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hotelaria
Gestão operacional
Estágio
Ap Hotels & Resorts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Turismo
Hotelaria
Gestão operacional
Estágio
Ap Hotels & Resorts
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório tem como temática, os desafios da gestão operacional em hotelaria, com o estudo de caso do grupo AP Hotels & Resorts (APH&R) e a realização de estágio no Adriana Beach Club Hotel Resort (ABCHR), que decorreu entre 01 de julho de 2019 e 02 de fevereiro de 2020. A elaboração deste trabalho é concebida no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, na especialidade de Hotelaria, Empreendedorismo e Projetos de Investimento, com obrigatoriedade nos termos do Regulamento de Mestrados conducente à obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. A revisão de literatura, incide sobre a atividade do turismo e as métricas da satisfação de cliente (SC) e gestão operacional, as principais características do hotel em estudo e os departamentos onde decorreu o estágio. É feita a caracterização do grupo APH&R e posteriormente, com maior detalhe, do ABCHR. O principal objetivo deste trabalho é, através da descrição detalhada das operações, a análise dos principais desafios na gestão operacional dos departamentos, com foco da receção e das reservas. No seguimento do objetivo proposto, são apresentadas reflexões sobre estes desafios e possíveis sugestões para a melhoria da operação, com suporte do conhecimento teórico e académico. A atual situação do país gerada pela pandemia Covid-19, trouxe impactos significativos na economia, que se fazem sentir no turismo e onde o revenue management é crucial na recriação de novas estratégias para a lucratividade e sucesso da empresa. A realização do estágio trouxe vários conhecimentos práticos relativos aos departamentos, nomeadamente as suas implicações na experiência do cliente. Conclui-se que, através dos desafios operacionais, foi possível identificar obstáculos na gestão de empreendimentos em regime all inclusive e a sucessiva valorização dos recursos disponíveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
2020-11-09T00:00:00Z
2021-03-10T17:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15218
TID:202663795
url http://hdl.handle.net/10400.1/15218
identifier_str_mv TID:202663795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301735161856