Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Juliana Andreia Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42704
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_c4f060d67beda2034dcdc2b03565f2dd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomesRevisão sistemática sobre o school engagement no ensino básico: intervenientes e resultadosSchool engagementAcademic achievementElementary studentsSystematic reviewRendimento académicoRevisão sistemáticaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaLow engagement in school activities could have serious consequences for students, such as involvement in disruptive behaviors, loss of interest in studying, low achievement, and an increased risk of early school leaving. Extant research reports a close relationship between school engagement and academic achievement in high school, yet systematic reviews focusing on elementary school are still missing. The present study aims to examine the relationships between school engagement and school achievement, and the role played by peers, teachers, or parents’ support on elementary students’ school engagement. A systematic search of original articles published between January 1, 2005 and November 1, 2015 was conducted in three databases (Web of Science, Scopus, ERIC). The research followed PRISMA statement and Cochrane’s guidelines. Findings show a relationship between school engagement and academic achievement and stress the effectiveness of the interventions designed to promote school engagement in elementary school. Additionally, peers’ and teachers’ support showed an impact on elementary students’ school engagement, but evidence on the effect of parents’ support is still limited. Further research is needed to explore the role of parental support on school engagement.O baixo comprometimento com as atividades escolares pode trazer graves consequências aos estudantes, como o envolvimento em comportamentos disruptivos, perda de interesse no estudo, baixo rendimento e um risco acrescido de abandono escolar. A pesquisa existente menciona a existência de uma relação estreita entre school engagement e rendimento académico no ensino secundário, estando ainda em falta revisões sistemáticas com foco no ensino básico. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação entre school engagement e rendimento escolar e o papel desempenhado pelo apoio dos pares, pais ou professores no school engagement de estudantes do primeiro ciclo. Foi realizada uma pesquisa sistemática de artigos publicados entre janeiro e novembro de 2015 em três bases de dados (Web of Science, Scopus, ERIC). A pesquisa foi realizada de acordo com as recomendações do PRISMA e da Cochrane. Os resultados apontam para uma relação entre school engagement e rendimento académico e realçam a eficácia das intervenções desenhadas para promover o school engagement no ensino básico. Adicionalmente, o apoio dos pares e professores influencia o school engagement, permanecendo menos explorado o efeito do suporte parental. Assim, é necessária mais investigação que explore a relação entre school engagement e suporte parental.Rosário, PedroCorreia, Paula Cristina Soares de Magalhães da SilvaUniversidade do MinhoMartins, Juliana Andreia Oliveira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/42704eng201218143info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:08.455187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
Revisão sistemática sobre o school engagement no ensino básico: intervenientes e resultados
title Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
spellingShingle Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
Martins, Juliana Andreia Oliveira
School engagement
Academic achievement
Elementary students
Systematic review
Rendimento académico
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
title_full Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
title_fullStr Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
title_full_unstemmed Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
title_sort Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes
author Martins, Juliana Andreia Oliveira
author_facet Martins, Juliana Andreia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Correia, Paula Cristina Soares de Magalhães da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Juliana Andreia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv School engagement
Academic achievement
Elementary students
Systematic review
Rendimento académico
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
topic School engagement
Academic achievement
Elementary students
Systematic review
Rendimento académico
Revisão sistemática
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/42704
url http://hdl.handle.net/1822/42704
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201218143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133098614456320