Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3619 |
Resumo: | Dissertação de mest., Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 |
id |
RCAP_c4f34f6388090afe633239cef1bf8115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidadeDissertação de mest., Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013A família tem um papel decisivo na formação do leitor desde a primeira infância. A relação que se estabelece entre pais e filhos através da partilha de leituras é determinante para despertar o gosto pela leitura que, tendencialmente, se perpetua ao longo da vida. Como mediadores de leitura os pais ocupam o lugar privilegiado dos afetos. Ao ambicionarmos projetar o trabalho da biblioteca escolar no campo da promoção e animação da leitura em articulação com as famílias dos alunos da Escola Básica nº1 – Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, em Tavira, tornou-se imprescindível encetar o caminho da aproximação direta. Foi essencial conhecer a realidade concreta dos contextos familiares dos alunos, de modo a não incorrermos no formato de modelo único comum à maior parte dos projetos preconizados por organismos estatais, tais como o Plano Nacional de Leitura. Tornou-se imperativo conhecer práticas e expetativas individuais em relação à leitura para que o passo seguinte possa ser a intervenção através de projetos estruturados tendo por base a realidade concreta das famílias e, portanto, dos alunos. Este trabalho é também a partilha de projetos de promoção e animação da leitura já dinamizados pela biblioteca escolar da Escola Básica nº1 – Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I, em articulação com a família.Dias, Isabel Rosa BarrigaCarmo, Carina Infante doSapientiaGomes, Susana Helena Pires2014-03-12T16:26:12Z2013-07-302013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:42Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:08.204601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
title |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
spellingShingle |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade Gomes, Susana Helena Pires |
title_short |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
title_full |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
title_fullStr |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
title_full_unstemmed |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
title_sort |
Redimensionar a biblioteca escolar na comunidade |
author |
Gomes, Susana Helena Pires |
author_facet |
Gomes, Susana Helena Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Isabel Rosa Barriga Carmo, Carina Infante do Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Susana Helena Pires |
description |
Dissertação de mest., Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 2013-07-30T00:00:00Z 2014-03-12T16:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3619 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133180833300480 |