Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Manuela Augusta da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3271
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
id RCAP_c4fba5696dd5136f00e6fc127c44585b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3271
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de crecheBrincarJogarEnvolvimento parentalEnvolvimento da criançaEmpenhamento do adultoDesenvolvimento da criançaPlayParental involvementChildren involvementAdults commitmentChild developmentProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção PrecoceEste projeto de investigação-ação surge da necessidade de criar situações de um maior envolvimento entre adultos e crianças em idade de creche, nas situações de brincadeira. Para fomentar esse envolvimento foi pedido aos pais e profissionais da creche que brincassem com as crianças para que posteriormente esses momentos fossem analisados. Para analisar esse envolvimento utilizaram-se a Escala de Envolvimento da Criança e a Escala de Empenhamento do Adulto, propostas por Laevers, 1994, o que permitiu avaliar a criança e o adulto respetivamente. Nas crianças foi avaliado o nível de envolvimento da criança nas situações de brincadeira com o adulto (pais e profissionais de educação). Nos adultos foi avaliado o empenhamento atendendo ao nível de sensibilidade, de estimulação e de autonomia demonstrados à criança, nessas situações observadas. Estes momentos de brincadeira, entre adultos e crianças, foram observados em ambiente formal (creche) e não formal (casa). Em ambos os casos, pais e crianças mostraram um nível de empenhamento/envolvimento superior no final do projeto, comparando com o valor inicial. Os profissionais de educação mostraram valores considerados elevados no nível do empenhamento, mas também se registaram algumas oscilações durante o projeto. Este projeto teve como principal finalidade consciencializar os pais para a importância do brincar na promoção do desenvolvimento da criança, impulsionando o envolvimento das famílias na creche, levando-as a melhorar a qualidade das intervenções entre os adultos (pais e profissionais) e as crianças.AbstractAbstract Abstract Abstract This action-research project purpose is creating conditions for greater involvement between adults and children of Kindergarten’s age. As a way to analyze and developed that involvement, it was asked to parents and Kindergarten professionals to play with children in different situations. In order to study the level of involvement of children, it was used the Involvement Scale for Children and also the Adult Commitment Scale proposed by Laevers in 1994, which allowed us to evaluate the child and adult involvement during their play interactions. On the first hand, we assessed the children level of involvement in play moments with adults as parents and professionals. On the other hand, we attended to the adults’ commitment, sensitivity, stimulation and autonomy demonstrated to the child. These moments of banter between adults and children were observed in a formal setting (Kindergarten) and non-formal (home). In both contexts, adults and children expressed growing levels of involvement during the different assessment moments. Education professionals showed high levels of commitment, but also some oscillations during the project. This project main purpose was developed parents’ sensitivity, understanding to promote child’s development through the real involvement of the family in the Kindergarten. It was also a way to improve the quality of the learning process between adults (parents and professionals) and children. Results demonstrated that the objectives of this intervention process were successfully achieved.Silva, Francisco Vaz daNunes, ClarisseRCIPLCarvalho, Manuela Augusta da Silva2014-02-27T10:51:20Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3271TID:201340801porCarvalho, MAS. Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:54.202287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
title Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
spellingShingle Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
Carvalho, Manuela Augusta da Silva
Brincar
Jogar
Envolvimento parental
Envolvimento da criança
Empenhamento do adulto
Desenvolvimento da criança
Play
Parental involvement
Children involvement
Adults commitment
Child development
title_short Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
title_full Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
title_fullStr Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
title_full_unstemmed Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
title_sort Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
author Carvalho, Manuela Augusta da Silva
author_facet Carvalho, Manuela Augusta da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
Nunes, Clarisse
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Manuela Augusta da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Jogar
Envolvimento parental
Envolvimento da criança
Empenhamento do adulto
Desenvolvimento da criança
Play
Parental involvement
Children involvement
Adults commitment
Child development
topic Brincar
Jogar
Envolvimento parental
Envolvimento da criança
Empenhamento do adulto
Desenvolvimento da criança
Play
Parental involvement
Children involvement
Adults commitment
Child development
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Intervenção Precoce
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-02-27T10:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3271
TID:201340801
url http://hdl.handle.net/10400.21/3271
identifier_str_mv TID:201340801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, MAS. Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133384607268864