Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foletto, Clarissa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294
Resumo: The present study explores how violin teachers can assist students in optimizing the memorization process. Authors who have investigated this theme have highlighted the importance of effective access to stored information through the use of specific cues (retrieval cues). In physical education, the same cues have been investigated as a means of improving communication, as well as promoting meaningful learning and memory optimization. The aim of this exploratory study was to identify teaching cues and their use in one-to-one violin lessons. This research topic emerged from my experience as a violin teacher when I began to question myself: “Why should I repeat some instructions so many times for some students? Why do they remember some instructions instead others?” These, and others questions, led me to undertake a detailedobservation of teacher and student communication behind classroom doors. The results of this study highlighted the importance and the need to systematize the use of teaching cues as a teaching tool.
id RCAP_c4fec6cefb89c15f239fc66e04c83e3a
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1294
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violinoThe present study explores how violin teachers can assist students in optimizing the memorization process. Authors who have investigated this theme have highlighted the importance of effective access to stored information through the use of specific cues (retrieval cues). In physical education, the same cues have been investigated as a means of improving communication, as well as promoting meaningful learning and memory optimization. The aim of this exploratory study was to identify teaching cues and their use in one-to-one violin lessons. This research topic emerged from my experience as a violin teacher when I began to question myself: “Why should I repeat some instructions so many times for some students? Why do they remember some instructions instead others?” These, and others questions, led me to undertake a detailedobservation of teacher and student communication behind classroom doors. The results of this study highlighted the importance and the need to systematize the use of teaching cues as a teaching tool.O presente estudo investiga como os professores de violino podem auxiliar os alunos a otimizarem o processo de memorização. Autores que investigaram esta temática destacaram a necessidade de um acesso eficaz às informações armazenadas, através da utilização de “pistas” (Retrieval Cues). No ensino do desporto essas mesmas “pistas” vêm sendo investigadas como forma de melhorar a comunicação, bem como promover uma aprendizagem mais significativa e que otimize a memorização. O objetivo deste estudo exploratório foi identificar pistas de ensino e o seu uso em aulas individuais de violino. Esse tópico de investigação surgiu a partir da minha experiência de sala de aula enquanto professora de violino, quando muitas vezes me questionei: “Porque preciso repetir tantas vezes determinadas instruções a alguns alunos? Porque é que às vezes os alunos não se lembram das informações na aula seguinte?” Essas e outras perguntas me levaram a uma observação detalhada sobre a interação entre professor e aluno num contexto de aula instrumental. Os resultados deste estudo enfatizam a importância e a necessidade de sistematizar o uso das pistas de ensino como ferramentas de aprendizagem.UA Editora2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294oai:proa.ua.pt:article/1294Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 54-62Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 54-622184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1294https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1294/1069Foletto, Clarissainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:26Zoai:proa.ua.pt:article/1294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:38.718086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
title Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
spellingShingle Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
Foletto, Clarissa
title_short Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
title_full Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
title_fullStr Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
title_full_unstemmed Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
title_sort Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino
author Foletto, Clarissa
author_facet Foletto, Clarissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foletto, Clarissa
description The present study explores how violin teachers can assist students in optimizing the memorization process. Authors who have investigated this theme have highlighted the importance of effective access to stored information through the use of specific cues (retrieval cues). In physical education, the same cues have been investigated as a means of improving communication, as well as promoting meaningful learning and memory optimization. The aim of this exploratory study was to identify teaching cues and their use in one-to-one violin lessons. This research topic emerged from my experience as a violin teacher when I began to question myself: “Why should I repeat some instructions so many times for some students? Why do they remember some instructions instead others?” These, and others questions, led me to undertake a detailedobservation of teacher and student communication behind classroom doors. The results of this study highlighted the importance and the need to systematize the use of teaching cues as a teaching tool.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294
oai:proa.ua.pt:article/1294
url https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1294
https://doi.org/10.34624/postip.v2i0.1294
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/1294/1069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 2 (2013): Post-ip’13 - Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; 54-62
Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 2 (2013): Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 54-62
2184-6138
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130744137711616