O revivalismo em rótulos de vinho do Douro: o caso Ramos Pinto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4288 |
Resumo: | O tema desta dissertação partiu de uma análise de peças de comunicação publicitária realizada no âmbito de marcas de vinhos do Porto e Douro, relativamente a características de comunicação estratégica dos artefactos comunicativos originários do início do século XX. Dessa análise surgiu uma questão que relacionava uma eventual expansão/divulgação de determinada marca de vinho com uma composição gráfica mais artística dos rótulos de vinho do Douro, potenciando, eventualmente o rótulo, enquanto peça fundamental na estratégia de comunicação do ramo. Na presente investigação vamos debruçar-nos apenas numa marca, (Adriano) Ramos Pinto, e em duas épocas, a do início do século XX e o ano de 2005 (século XXI), abordando a identidade visual utilizada nas épocas em causa, percebendo, assim, a reutilização das imagens do início do século XX e posterior utilização um século mais tarde. Pretendemos então evidenciar a comunicação visual dos cartazes e rótulos das garrafas do vinho, enquanto comunicação estratégica, assentando nas premissas da tradição e memória associadas ao Vinho do Douro que se conjugam com a história e se perdem na memória dos tempos e gentes do Douro, Portugal e Países importadores. A partir do problema de conhecimento enunciado neste trabalho de investigação, e após consciência do rigor metodológico observado, permitimo-nos assegurar que existe relação entre o uso de imagens de carácter revivalista em rótulos de vinho e a captação da atenção por parte do observador. |
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