Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa: Um estudo exploratório no concelho de Mirandela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Emília Filomena Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1941
Resumo: A escola desempenha um papel primordial na integração dos jovens portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) quer na sociedade, quer no mundo laboral, contribuindo para uma transição para a vida ativa com autonomia e responsabilidade. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções dos empresários relativamente à transição para a vida ativa e a integração no mundo laboral dos jovens portadores de NEE. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo exploratório, de natureza eminentemente quantitativa, cuja recolha de dados se realizou através da utilização de um inquérito por questionário. A recolha de dados decorreu no concelho de Mirandela, no qual foi constituída uma amostra de 75 empresários (n=75). Os dados foram sujeitos a análise estatística descritiva e inferencial através do programa SPSS 21.0. As conclusões mais relevantes do nosso estudo permitem identificar as principais barreiras à integração laboral e constatar que os empresários não manifestam disponibilidade para trabalharem com indivíduos portadores de NEE, sendo que os apoios previstos na lei podem constituir um incentivo à contratação.
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