Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa: Um estudo exploratório no concelho de Mirandela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1941 |
Resumo: | A escola desempenha um papel primordial na integração dos jovens portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) quer na sociedade, quer no mundo laboral, contribuindo para uma transição para a vida ativa com autonomia e responsabilidade. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções dos empresários relativamente à transição para a vida ativa e a integração no mundo laboral dos jovens portadores de NEE. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo exploratório, de natureza eminentemente quantitativa, cuja recolha de dados se realizou através da utilização de um inquérito por questionário. A recolha de dados decorreu no concelho de Mirandela, no qual foi constituída uma amostra de 75 empresários (n=75). Os dados foram sujeitos a análise estatística descritiva e inferencial através do programa SPSS 21.0. As conclusões mais relevantes do nosso estudo permitem identificar as principais barreiras à integração laboral e constatar que os empresários não manifestam disponibilidade para trabalharem com indivíduos portadores de NEE, sendo que os apoios previstos na lei podem constituir um incentivo à contratação. |
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Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa: Um estudo exploratório no concelho de MirandelaInclusãoIntegração no mundo laboralNecessidades educativas especiaisTransição para a vida ativaTransition to active lifeIntegration in the labour market.Special educational needsInclusionEducationA escola desempenha um papel primordial na integração dos jovens portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) quer na sociedade, quer no mundo laboral, contribuindo para uma transição para a vida ativa com autonomia e responsabilidade. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as perceções dos empresários relativamente à transição para a vida ativa e a integração no mundo laboral dos jovens portadores de NEE. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo exploratório, de natureza eminentemente quantitativa, cuja recolha de dados se realizou através da utilização de um inquérito por questionário. A recolha de dados decorreu no concelho de Mirandela, no qual foi constituída uma amostra de 75 empresários (n=75). Os dados foram sujeitos a análise estatística descritiva e inferencial através do programa SPSS 21.0. As conclusões mais relevantes do nosso estudo permitem identificar as principais barreiras à integração laboral e constatar que os empresários não manifestam disponibilidade para trabalharem com indivíduos portadores de NEE, sendo que os apoios previstos na lei podem constituir um incentivo à contratação.School plays an important role in integrating young people with Special Educational Needs (SEN) into society and the world of work and contributes to a transition to active life with autonomy and responsibility. The main goal of this study is to characterize the entrepreneurs’ perception of the transition to active life and integration of this young people with SEN in the labour market. The methodology used was quantitative and exploratory, through a questionnaire. The collection of data took place in the municipality of Mirandela, with a sample of 75 entrepreneurs (n=75). The data were subjected to statistical analysis, using SPSS V21.0. This study allows us to identify the main barriers to labour integration and to verify that entrepreneurs are not willing to work with individuals with SEN. The support provided for by law, may be an incentive for hiring this young people.2017-10-12T14:00:32Z2017-10-122017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, E.F.A. (2017). Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa: Um estudo exploratório no concelho de Mirandela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1941http://hdl.handle.net/11328/1941Ferreira, E.F.A. (2017). Integração de alunos com necessidades educativas especiais na vida ativa: Um estudo exploratório no concelho de Mirandela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1941http://hdl.handle.net/11328/1941TID:201726556porFerreira, Emília Filomena Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:07Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:04.596816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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