Individualismo e Colectivismo: Fundamentos Conceptuais para o Estudo Intercultural das Concepções Pessoais de Inteligência de Estudantes Portugueses e Romenos
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492006000200007 |
Resumo: | A questão-chave do presente artigo centra‑se na tentativa de evidenciar o modo como a dimensão de individualismo‑colectivismo (IND/COL) - que, nos últimos 20 anos, tem sido preponderantemente utilizada para comparar as sociedades - pode ser operacionalizada, com o objectivo de se conceber uma metodologia adequada para medir e validar estes dois constructos tão controversos e, consequentemente, para indagar a sua relação com aspectos psicológicos do comportamento dos indivíduos, particularmente no que se refere à estruturação e ao desenvolvimento das concepções pessoais de inteligência (CPI). Deste modo, a um nível teórico, analisa‑se a influência do IND/COL nas CPI de estudantes portugueses e romenos, partindo do pressuposto de que o contexto cultural em que os indivíduos vivem e agem modela tais concepções e, implicitamente, influencia os respectivos padrões de realização e de desempenho escolar. |
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