Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Bruno
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34178
Resumo: Muitas etnografias de conflitos na sala de aula convocam grandes categorias sociológicas (género, classe, cultura, identidades, hierarquias, …) como grelhas de leitura dos conflitos que aí se consumam. Nossa proposta, porém, ensaia uma “fenomenografia da presença”, tal como formulada pelo antropólogo francês Albert Piette, para dar conta não do conflito perpetrado, mas do conflito porvir. O que se pretende é detalhar o substrato situacional onde a (co) presença de corpos que se vão desassossegando fermenta pequenas arritmias que fazem eclodir abalos sísmicos de maior ou menor magnitude. Como fenomenografar os modos singulares de existência em sala de aula que abalam a redoma sensorial comum e formam um evento extraordinário onde a temperatura aquece, a adrenalina sobe, o inóspito se instala e os sentidos, perturbados, parecem criar um instante sinestésico? Partimos de observação e de registos escritos onde os professores reportam formalmente cenas turbulentas ocorridas em sala de aula para dar conta dos seres, dos objetos e dos artefactos pertinentes à compreensão do modo como o gesto singular e (aparentemente) insignificante evolui para a formação de um cenário problemático e da sua conversão num caso público.
id RCAP_c56ccf6b442a778c06e42100914c07ba
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescênciaescolasala de aulaconflitos escolaresetnografiafenomenografiaMuitas etnografias de conflitos na sala de aula convocam grandes categorias sociológicas (género, classe, cultura, identidades, hierarquias, …) como grelhas de leitura dos conflitos que aí se consumam. Nossa proposta, porém, ensaia uma “fenomenografia da presença”, tal como formulada pelo antropólogo francês Albert Piette, para dar conta não do conflito perpetrado, mas do conflito porvir. O que se pretende é detalhar o substrato situacional onde a (co) presença de corpos que se vão desassossegando fermenta pequenas arritmias que fazem eclodir abalos sísmicos de maior ou menor magnitude. Como fenomenografar os modos singulares de existência em sala de aula que abalam a redoma sensorial comum e formam um evento extraordinário onde a temperatura aquece, a adrenalina sobe, o inóspito se instala e os sentidos, perturbados, parecem criar um instante sinestésico? Partimos de observação e de registos escritos onde os professores reportam formalmente cenas turbulentas ocorridas em sala de aula para dar conta dos seres, dos objetos e dos artefactos pertinentes à compreensão do modo como o gesto singular e (aparentemente) insignificante evolui para a formação de um cenário problemático e da sua conversão num caso público.Associação Portuguesa de Antropologia2023-02-13T14:57:47Z2023-02-132022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/34178http://hdl.handle.net/10174/34178porDionísio, B., Resende, J. (2022). Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Évora, Universidade de Évora, 6-9 de setembro.Évora, Universidade de Évorahttps://apa2022.apantropologia.org/simnaonaobmdionisio@uevora.pt693Dionísio, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:54.599381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
title Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
spellingShingle Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
Dionísio, Bruno
escola
sala de aula
conflitos escolares
etnografia
fenomenografia
title_short Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
title_full Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
title_fullStr Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
title_full_unstemmed Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
title_sort Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência
author Dionísio, Bruno
author_facet Dionísio, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv escola
sala de aula
conflitos escolares
etnografia
fenomenografia
topic escola
sala de aula
conflitos escolares
etnografia
fenomenografia
description Muitas etnografias de conflitos na sala de aula convocam grandes categorias sociológicas (género, classe, cultura, identidades, hierarquias, …) como grelhas de leitura dos conflitos que aí se consumam. Nossa proposta, porém, ensaia uma “fenomenografia da presença”, tal como formulada pelo antropólogo francês Albert Piette, para dar conta não do conflito perpetrado, mas do conflito porvir. O que se pretende é detalhar o substrato situacional onde a (co) presença de corpos que se vão desassossegando fermenta pequenas arritmias que fazem eclodir abalos sísmicos de maior ou menor magnitude. Como fenomenografar os modos singulares de existência em sala de aula que abalam a redoma sensorial comum e formam um evento extraordinário onde a temperatura aquece, a adrenalina sobe, o inóspito se instala e os sentidos, perturbados, parecem criar um instante sinestésico? Partimos de observação e de registos escritos onde os professores reportam formalmente cenas turbulentas ocorridas em sala de aula para dar conta dos seres, dos objetos e dos artefactos pertinentes à compreensão do modo como o gesto singular e (aparentemente) insignificante evolui para a formação de um cenário problemático e da sua conversão num caso público.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T00:00:00Z
2023-02-13T14:57:47Z
2023-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34178
http://hdl.handle.net/10174/34178
url http://hdl.handle.net/10174/34178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dionísio, B., Resende, J. (2022). Fenomenografia da sala de aula: presença, existência, turbulência, efervescência. VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Évora, Universidade de Évora, 6-9 de setembro.
Évora, Universidade de Évora
https://apa2022.apantropologia.org/
sim
nao
nao
bmdionisio@uevora.pt
693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Antropologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Antropologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136711281737728