Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37168 |
Resumo: | Neste trabalho, questionamos como a publicidade institucional transmite valores associados à marca da organização. Partimos de apontamentos sobre o papel da publicidade na sociedade de consumo e pretendemos conferir a manipulação de signos e de estruturas narrativas para buscar a adesão do público. Tendo este pano de fundo, nossos objetivos são apresentar um estudo de caso português e discutir ideias sobre a disposição estratégica dos signos na promoção de valorizações utópicas, com sentidos sociais. Com foco em uma publicidade institucional da EDP – Energias de Portugal, que envolve a temática do meio-ambiente, também discutimos a divulgação de símbolos que apelam para o desenvolvimento sustentável. |
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Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de PortugalPublicidade institucionalSignosValores sociaisInstitutional advertisingSignsSocial valuesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNeste trabalho, questionamos como a publicidade institucional transmite valores associados à marca da organização. Partimos de apontamentos sobre o papel da publicidade na sociedade de consumo e pretendemos conferir a manipulação de signos e de estruturas narrativas para buscar a adesão do público. Tendo este pano de fundo, nossos objetivos são apresentar um estudo de caso português e discutir ideias sobre a disposição estratégica dos signos na promoção de valorizações utópicas, com sentidos sociais. Com foco em uma publicidade institucional da EDP – Energias de Portugal, que envolve a temática do meio-ambiente, também discutimos a divulgação de símbolos que apelam para o desenvolvimento sustentável.In this paper we question how institutional advertising transmits values associated to the brand of the organization. We start off from notes on the role of advertisement in consumer society and we intend to check the manipulation of signs and of narrative structures to seek the public’s joining. With this backdrop, our objectives are to present a Portuguese case study and discuss ideas on the strategic disposition of the signs in promoting utopian valuations, with social meanings. Focusing on an institutional advertising of EDP – Energias de Portugal, that involves an environmental theme, we also discuss the dissemination of symbols that appeal to sustainable development.Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación (AGACOM)Universidade do MinhoFreitas, Renata Suely deRuão, Teresa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37168por2255-2243http://www.lusocom.org/pt/livro/110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:32ZPortal AgregadorONG |
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