Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Renata Suely de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ruão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37168
Resumo: Neste trabalho, questionamos como a publicidade institucional transmite valores associados à marca da organização. Partimos de apontamentos sobre o papel da publicidade na sociedade de consumo e pretendemos conferir a manipulação de signos e de estruturas narrativas para buscar  a  adesão  do  público.  Tendo  este  pano  de  fundo,  nossos  objetivos  são  apresentar  um  estudo de caso português e discutir ideias sobre a disposição estratégica dos signos na promoção  de  valorizações  utópicas,  com  sentidos  sociais.  Com  foco  em  uma  publicidade  institucional da EDP – Energias de Portugal, que envolve a temática do meio-ambiente, também discutimos a divulgação de símbolos que apelam para o desenvolvimento sustentável.
id RCAP_c577303ba0319aee4d4adff44c947e06
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de PortugalPublicidade institucionalSignosValores sociaisInstitutional advertisingSignsSocial valuesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNeste trabalho, questionamos como a publicidade institucional transmite valores associados à marca da organização. Partimos de apontamentos sobre o papel da publicidade na sociedade de consumo e pretendemos conferir a manipulação de signos e de estruturas narrativas para buscar  a  adesão  do  público.  Tendo  este  pano  de  fundo,  nossos  objetivos  são  apresentar  um  estudo de caso português e discutir ideias sobre a disposição estratégica dos signos na promoção  de  valorizações  utópicas,  com  sentidos  sociais.  Com  foco  em  uma  publicidade  institucional da EDP – Energias de Portugal, que envolve a temática do meio-ambiente, também discutimos a divulgação de símbolos que apelam para o desenvolvimento sustentável.In  this  paper  we  question  how  institutional  advertising  transmits  values  associated  to  the  brand of the organization. We start off from notes on the role of advertisement in consumer society and we intend to check the manipulation of signs and of narrative structures to seek the public’s joining. With this backdrop, our objectives are to present a Portuguese case study and discuss  ideas  on  the  strategic  disposition  of  the  signs  in  promoting  utopian  valuations,  with  social meanings. Focusing on an institutional advertising of EDP – Energias de Portugal, that involves an environmental theme, we also discuss the dissemination of symbols that appeal to sustainable development.Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación (AGACOM)Universidade do MinhoFreitas, Renata Suely deRuão, Teresa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37168por2255-2243http://www.lusocom.org/pt/livro/110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
title Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
spellingShingle Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
Freitas, Renata Suely de
Publicidade institucional
Signos
Valores sociais
Institutional advertising
Signs
Social values
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
title_full Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
title_fullStr Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
title_full_unstemmed Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
title_sort Símbolos publicitários a partir do estudo de caso da Publicidade Institucional da EDP - Energias de Portugal
author Freitas, Renata Suely de
author_facet Freitas, Renata Suely de
Ruão, Teresa
author_role author
author2 Ruão, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Renata Suely de
Ruão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade institucional
Signos
Valores sociais
Institutional advertising
Signs
Social values
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Publicidade institucional
Signos
Valores sociais
Institutional advertising
Signs
Social values
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Neste trabalho, questionamos como a publicidade institucional transmite valores associados à marca da organização. Partimos de apontamentos sobre o papel da publicidade na sociedade de consumo e pretendemos conferir a manipulação de signos e de estruturas narrativas para buscar  a  adesão  do  público.  Tendo  este  pano  de  fundo,  nossos  objetivos  são  apresentar  um  estudo de caso português e discutir ideias sobre a disposição estratégica dos signos na promoção  de  valorizações  utópicas,  com  sentidos  sociais.  Com  foco  em  uma  publicidade  institucional da EDP – Energias de Portugal, que envolve a temática do meio-ambiente, também discutimos a divulgação de símbolos que apelam para o desenvolvimento sustentável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37168
url http://hdl.handle.net/1822/37168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2255-2243
http://www.lusocom.org/pt/livro/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación (AGACOM)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación (AGACOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303712673300480