Literacia na Gravidez: Utilização da internet como fonte de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Raquel Rebola
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=iUPhn36c
Resumo: Os sistemas de informação e comunicação são cada vez mais globais, assumindo uma importância significativa no apoio aos cidadãos e à gestão dos serviços de saúde. No entanto, os recursos em tecnologias de informação para a saúde apenas são viáveis e úteis quando os cidadãos estão capacitados para utilizar de forma eficiente os recursos sobre saúde disponíveis na internet. Durante a gravidez as mulheres enfrentam dúvidas e medos que levam ao aumento da procura de informação. Actualmente, a internet assume um papel importante nessa procura. No entanto, nem toda a informação disponível online parece ser credível, sendo necessário conhecimento para distinguir a sua qualidade, pelo que é importante conhecer o nível literacia em e-health das grávidas. Os objetivos deste trabalho foram: conhecer o nível de literacia em e-health das grávidas (amostra de 120) que recorreram à consulta externa de obstetrícia do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE., e analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e a literacia em e-health. Para tal, construiu-se um questionário constituído por duas partes: avaliação sociodemográfica e escada eHEALS. Os resultados evidenciaram que a literacia em e-health se situa num nível intermédio da escala. Não há diferença estatisticamente significativa entre a literacia em e-health, o nível de escolaridade e a condição de primípara ou multípara. Verificou-se que as grávidas que mais recorrem à internet têm maior literacia em e-health. As grávidas com maior literacia em e-health recorrem mais aos familiares; outras grávidas; panfletos e à televisão para esclarecerem dúvidas sobre a gravidez/parto/puerpério.
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