O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23448 |
Resumo: | Como se comporta o Corpo durante a Performance Vocal? Quais são os pontos a ter em consideração antes e durante a Performance? Como se relacionam as diferentes dimensões do corpo? Quais são as maiores dificuldades que se apresentam? Como se pode vencê-las? Através da análise de textos sobre performance e interpretação, bem como de alguns registos do processo de estudo e preparação para o Recital Final deste Mestrado, a presente investigação reúne informação sobre a relação corpo-mente, emoção-movimento, desinibição, intenção e energia. Passando da música medieval, à ópera romântica e à música contemporânea, identificam-se pontos comuns e contrastes entre a fisicalidade e interpretação das diferentes peças vocais, bem como reflexões sobre como as trazer a palco – com exercícios e dicas práticas. |
id |
RCAP_c5a597eed6810232939dfc256eae45d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23448 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holísticaPerformancePerformance vocalCorpoEmbodimentActingMenteEmoçãoVocal performanceBodyMindEmotionComo se comporta o Corpo durante a Performance Vocal? Quais são os pontos a ter em consideração antes e durante a Performance? Como se relacionam as diferentes dimensões do corpo? Quais são as maiores dificuldades que se apresentam? Como se pode vencê-las? Através da análise de textos sobre performance e interpretação, bem como de alguns registos do processo de estudo e preparação para o Recital Final deste Mestrado, a presente investigação reúne informação sobre a relação corpo-mente, emoção-movimento, desinibição, intenção e energia. Passando da música medieval, à ópera romântica e à música contemporânea, identificam-se pontos comuns e contrastes entre a fisicalidade e interpretação das diferentes peças vocais, bem como reflexões sobre como as trazer a palco – com exercícios e dicas práticas.How does the Body behave during vocal Performance? What should be considered before and during Performance? In what manner do the different dimensions of the Body relate? Which are the biggest obstacles that present themselves during this process? How can they be overcome? This investigation gathers information about the relationship between body-mind, emotion-movement, disinhibition, intention and energy, through the analysis of several performance and interpretation/acting texts as well as some records of the study process and preparation for this Master’s Degree Final Recital. With the help of practical exercises and tips, the paper finds common ground but also contrasts between the physicality and the interpretation in vocal repertoire moving from medieval music to romantic opera and contemporary music – and how to bring this performance to life.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaOliveira, Cláudia Marisa Silva deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRamos, Beatriz Gaudêncio2023-09-04T17:35:02Z2023-07-122023-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23448TID:203351134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-06T01:46:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:18.355006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
title |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
spellingShingle |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística Ramos, Beatriz Gaudêncio Performance Performance vocal Corpo Embodiment Acting Mente Emoção Vocal performance Body Mind Emotion |
title_short |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
title_full |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
title_fullStr |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
title_full_unstemmed |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
title_sort |
O corpo na performance vocal - uma perspetiva holística |
author |
Ramos, Beatriz Gaudêncio |
author_facet |
Ramos, Beatriz Gaudêncio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, António Gabriel Castro Correia Oliveira, Cláudia Marisa Silva de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Beatriz Gaudêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Performance vocal Corpo Embodiment Acting Mente Emoção Vocal performance Body Mind Emotion |
topic |
Performance Performance vocal Corpo Embodiment Acting Mente Emoção Vocal performance Body Mind Emotion |
description |
Como se comporta o Corpo durante a Performance Vocal? Quais são os pontos a ter em consideração antes e durante a Performance? Como se relacionam as diferentes dimensões do corpo? Quais são as maiores dificuldades que se apresentam? Como se pode vencê-las? Através da análise de textos sobre performance e interpretação, bem como de alguns registos do processo de estudo e preparação para o Recital Final deste Mestrado, a presente investigação reúne informação sobre a relação corpo-mente, emoção-movimento, desinibição, intenção e energia. Passando da música medieval, à ópera romântica e à música contemporânea, identificam-se pontos comuns e contrastes entre a fisicalidade e interpretação das diferentes peças vocais, bem como reflexões sobre como as trazer a palco – com exercícios e dicas práticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-04T17:35:02Z 2023-07-12 2023-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23448 TID:203351134 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23448 |
identifier_str_mv |
TID:203351134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133550745747456 |