Planeamento estratégico da topologia das redes domésticas das principais companhias aéreas dos E.U.A.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/38616 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Planeamento estratégico da topologia das redes domésticas das principais companhias aéreas dos E.U.A.Transporte aéreo -- Estados Unidos da AméricaDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraDepois da liberalização do transporte aéreo nos E.U.A. em 1978, este conheceu um grande e notável crescimento, tornando-se como um meio de transporte de extrema importância para a economia e para a sociedade. Um dos resultados dessa liberalização foi a adoção de topologias de rede do tipo hub-and-spoke por parte das companhias, que, num ambiente de competitividade, procuravam melhorar a eficiência das suas redes, reduzindo os seus custos operacionais. No âmbito desta dissertação é feita a modelação das redes domésticas das principais companhias aéreas através dos modelos de localização de hubs. Posteriormente é feita uma otimização destas redes de forma a minimizar os custos de operação, analisando assim se os hubs utilizados atualmente pelas companhias aéreas são os que proporcionam os menor custos para satisfazer a procura prevista para o ano de 2024. Os resultados obtidos indicam que redes ótimas da American Airlines, Delta Airlines, Jetblue Airlines, Southwest Airlines e U.S. Airways conduzem a um custo menor que o das redes atuais, enquanto que a rede atual da United Airlines é a rede ótima.With the liberalization of the air transportation in the USA in 1978, it began to grow very rapidly and become extremely important to the economy and society. One of the results of the liberalization was the adoption of hub-and-spoke networks by the airlines, which, in an competitive environment, seeked to improve the efficiency of their networks and reduce their operational costs. In this dissertation, we model the domestic networks of the main airlines of the USA by hub location models. Afterwards, we optimize the networks in order to minimize operating costs, thus analyzing whether the hubs currently used by the airlines are those that minimize cost for the demand projected in 2024. Results show that the optimal networks of American Airlines, Delta Airlines, JetBlue Airways, Southwest Airlines and U.S. Airways lead to lower operational cost when compared to the current networks. The only exception is the network of United Airlines, wich is currently the optimal network2014-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38616http://hdl.handle.net/10316/38616TID:201659344porCardoso, Jorge André Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:44.433055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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