O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Catarina Rocha de Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16488
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_c5b9af0bcf7247c4b9a24f8546084b7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das CiênciasEnsinoAtividades práticasMotivaçãoCiênciasTeachingPractical activitiesMotivationSciencesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de um momento reflexivo relativo à prática realizada no 3.º ano do 1.ºCiclo. Nele está descrita a forma como foram diagnosticadas potencialidades e fragilidades de onde resultaram os objetivos gerais que foram trabalhados ao longo da intervenção e avaliados no final deste processo. Foi no decorrer do período de observação que surgiu a temática deste relatório: será que a realização de atividades práticas motiva os alunos para a aprendizagem das Ciências? Assim, considerou-se pertinente estudar algumas questões-problema acerca das aulas de Estudo do Meio, nomeadamente qual a perceção dos alunos sobre o trabalho desenvolvido nestas aulas, qual a motivação evidenciada pelos alunos, quais as razões apontadas pelos alunos para a sua motivação e que sentimentos/dificuldades os alunos e a professora sentem quando realizam atividades práticas. Para este estudo privilegiou-se uma metodologia mista, tendo a recolha de dados sido realizada através de questionários de resposta aberta e fechado, por meio de observação e entrevistas não estruturadas. Após o tratamento dos dados obtidos, os resultados deste estudo revelaram que a turma gostou de realizar atividades práticas nas aulas de Estudo do Meio, por estas terem facilitado a construção de novas aprendizagens. Manteve-se, assim, motivada para a aprendizagem das Ciências e com o desejo de continuar a desenvolver este tipo de trabalho.ABSTRACT The present report fits within the scope of the Curricular Unit of Practice of Supervised Teaching II included in the Master´s degree in the 1st and 2nd Cycles of the Basic Education. This document results from a moment of reflection on the practice carried out in a 3rd grade class. It describes the way how were diagnosed potentialities and fragilities wherefrom resulted the general objectives that have been worked throughout the intervention and evaluated at the end of this process. It was during the observation period that the subject of this report came up: Does the realization of practical activities motivate pupils for the learning of Sciences? So, it was considered adequate to study some problem questions about the Natural and Social Environment Study classes, namely what was the pupils’ perception of the work developed in such classes, what motivation they evidenced, what reasons were stated by them for their motivation and what sentiments/difficulties they and the teacher feel when performing practical activities. For this study a mixed methodology was privileged, the data collection having been made through open and closed answer questionnaires, by means of observation and non-structured interviews. After processing of the data obtained, the results of this study revealed that the class enjoyed performing practical activities in the Natural and Social Environment Study classes as they had eased the construction of new learnings. The class so remained motivated for the learning of Sciences and willing to continue developing this type of work.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaValente, BianorRCIPLPimenta, Catarina Rocha de Ferreira2023-09-19T15:28:42Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:46.110175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
title O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
spellingShingle O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
Pimenta, Catarina Rocha de Ferreira
Ensino
Atividades práticas
Motivação
Ciências
Teaching
Practical activities
Motivation
Sciences
title_short O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
title_full O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
title_fullStr O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
title_full_unstemmed O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
title_sort O impacto do trabalho prático na motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências
author Pimenta, Catarina Rocha de Ferreira
author_facet Pimenta, Catarina Rocha de Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Catarina Rocha de Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Atividades práticas
Motivação
Ciências
Teaching
Practical activities
Motivation
Sciences
topic Ensino
Atividades práticas
Motivação
Ciências
Teaching
Practical activities
Motivation
Sciences
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2023-09-19T15:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16488
url http://hdl.handle.net/10400.21/16488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133565442588672