A participação dos alunos: no jogo de cooperação de voleibol em grupos level e mixed
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4942 |
Resumo: | Objetivo: o nosso trabalho visa estudar, em aulas de Educação Física, a relação entre a composição dos grupos e a oportunidade para aprender Voleibol numa situação de jogo de cooperação. Processo: numa turma do 8º ano e noutra do 9º ano do mesmo professor, este distinguiu os alunos por níveis de domínio do Voleibol, para formarmos dois tipos de grupos: os de composição mista quanto ao domínio da matéria (mixed) e os grupos com alunos do mesmo nível de jogo (level). Organizámos e analisámos uma unidade de ensino com desenho quasi-experimental, incluindo três diferentes séries de jogos, cada uma com seis jogos de doze minutos, variando a composição dos grupos nessas séries. Resultados: no conjunto das séries, os jogos cuja composição foi mixed permitiram aos alunos uma maior frequência de contacto com a bola. Nestes grupos, os alunos tiveram maior êxito no exercício, segundo os critérios do professor, sendo jogos caracterizados por maior número de Sequências de Jogadas, por menor número de interrupções e, consequentemente, por um Índice de Sucesso mais elevado. Estes jogos em grupos mixed representam um contexto mais rico em oportunidades de aprendizagem, quando comparado com os jogos level. |
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A participação dos alunos: no jogo de cooperação de voleibol em grupos level e mixedDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAJOGOS DESPORTIVOSVOLEIBOLMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONVOLLEYBALLSPORTS GAMESObjetivo: o nosso trabalho visa estudar, em aulas de Educação Física, a relação entre a composição dos grupos e a oportunidade para aprender Voleibol numa situação de jogo de cooperação. Processo: numa turma do 8º ano e noutra do 9º ano do mesmo professor, este distinguiu os alunos por níveis de domínio do Voleibol, para formarmos dois tipos de grupos: os de composição mista quanto ao domínio da matéria (mixed) e os grupos com alunos do mesmo nível de jogo (level). Organizámos e analisámos uma unidade de ensino com desenho quasi-experimental, incluindo três diferentes séries de jogos, cada uma com seis jogos de doze minutos, variando a composição dos grupos nessas séries. Resultados: no conjunto das séries, os jogos cuja composição foi mixed permitiram aos alunos uma maior frequência de contacto com a bola. Nestes grupos, os alunos tiveram maior êxito no exercício, segundo os critérios do professor, sendo jogos caracterizados por maior número de Sequências de Jogadas, por menor número de interrupções e, consequentemente, por um Índice de Sucesso mais elevado. Estes jogos em grupos mixed representam um contexto mais rico em oportunidades de aprendizagem, quando comparado com os jogos level.Goal: our research aims to find associations of learning group composition with student practice in a Volleyball cooperative learning situation. The method was a Physical Education six week ETU (experimental teaching unit). Process: we studied two middle school classes (8th and 9th grades), using two kinds of groups in each class: mixed ability and level (homogeneous grouping). The student groups were assigned to cooperative Volleybol 2+2 in three different sequences of six games. Each sequence was ordered to change team composition according to specific Volleyball ability of the players. The games were video recorded. These records were analyzed and every team action was coded with a categories protocol. Results: low skill students playing in mixed ability games showed higher frequency and better contact with the ball within a context of better team action. These games had higher number of play sequences and a smaller number of breaks than level games. Descriptive statistics comparing level grouping games and mixed ability games show that mixed ability have higher success rates, meaning that this kind of grouping may be a richer context for learning opportunities.2014-06-16T16:17:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4942TID:201270056porSantos, Inês Pires Leitão Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:13.419548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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