Transformar a cultura através da gestão de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rui Jorge Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20396
Resumo: O presente trabalho tem como propósito a obtenção do Título de Especialista na área da Gestão (Código 345 – Gestão e Administração), conforme Edital de 4 de dezembro de 2020, do Instituto Politécnico do Porto, através da apresentação e partilha de uma experiência profissional relevante como gestor de recursos humanos ao longo de um percurso de mais de 24 anos na mesma área, em que destaco a experiência como implementador, de raiz, deste modelo de gestão de desempenho no universo empresarial da DESFO Holding. A motivação para a apresentação da candidatura a Título de Especialista em muito se deve ao facto de considerar possuir um percurso profissional (ver Curriculum Vitae detalhado no Anexo 1) significativo na área da Gestão de Recursos Humanos, com passagens por empresas multinacionais e grandes grupos empresariais nacionais, no período compreendido entre 1997 até à data de hoje, assumindo funções de liderança que vão desde Gestor Operacional de Recursos Humanos até à Direção Corporativa de Recursos Humanos e, acredito, merecer o reconhecimento desta vasta experiência pelo Instituto Politécnico do Porto. Deste modo, apresento um projeto real, executado de príncipio ao fim por mim, que consistiu na implementação de um modelo de gestão de desempenho como instrumento catalizador da transformação cultural que se exigia no grupo empresarial onde atualmente sou o Diretor Corporativo de Pessoas e Cultura (designação atualizada em 2020 em virtude de ser o real reflexo do âmbito do trabalho da minha equipa deste universo empresarial: trabalhar a Cultura de e para as Pessoas). Este projeto foi desenvolvido, de raiz, em meados de 2018 e tinha por base de fundamento a necessidade de transformar a cultura do universo do grupo, ao mesmo tempo que se operacionalizavam algumas reestruturações de algumas áreas de negócio, juntando a isto o facto da minha entrada como líder para a área dos Recursos Humanos do grupo ter sido planeada com esse grande intuito: proceder à transformação cultural do universo do grupo e, consequentemente, operar uma mudança na dinâmica e propósito do departamento de Recursos Humanos de modo a ser uma mais valia para os diferentes stakeholders. De uma forma resumida, este trabalho encontra-se estruturado em quatro partes. Na primeira parte, a qual é dividida em 3 momentos, faço uma introdução que espelha o resumo do trabalho em causa e, de seguida, num segundo momento, procedo à contextualização das temáticas a abordar ao longo do documento, com referência à cultura organizacional e à gestão de desempenho em contexto da gestão estratégica de recursos humanos, e suas envolventes relacionadas com o processo de gestão de desempenho. Ainda nesta parte, e num terceiro momento, partilho uma nota biográfica sobre o meu percurso profissional e académico na área da gestão de recursos humanos. Na segunda parte do trabalho, dividida em 2 momentos, faço uma caracterização da DESFO Holding com mais de 1500 colaboradores distribuídos pelas quatro unidades de negócio, o universo empresarial objeto da implementação do modelo de gestão de desempenho e, no segundo momento, abordo a gestão de pessoas na DESFO, descrevendo a realidade encontrada em 2017 em contraponto com a realidade atual.
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