Concepções e práticas pedagógicas sobre a leitura : uma análise de provas de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paulo Jorge da Cunha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7263
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português
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spelling Concepções e práticas pedagógicas sobre a leitura : uma análise de provas de avaliação806.90:372.88372.88:806.90371.27Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de PortuguêsA sociedade actual é caracterizada pelo desenvolvimento rápido da tecnologia, o qual produz mudanças contínuas na vida dos cidadãos, exigindo-lhes um esforço permanente de adaptação a novas situações e exigências. Nesta perspectiva, a formação educativa de cada pessoa deve assentar na aquisição de competências que lhe permitam enfrentar novos desafios e adaptar-se a diferentes contextos. Embora a sociedade, em geral, e a família, em particular, tenham responsabilidades específicas na formação de cada indivíduo, cabe à escola a tarefa principal de preparar os alunos para a vida em sociedade. A disciplina de Português tem um papel muito importante no sucesso escolar dos alunos e na sua formação académica, uma vez que procura dotá-los de competências que são transversais ao currículo. Aprendendo a interagir verbalmente em diferentes contextos, sendo leitores fluentes e críticos, usando a escrita multifuncionalmente, os alunos tornam-se competentes para realizar muitas das tarefas que a escola e a sociedade lhes colocam. As competências de leitura são essenciais, pois a compreensão de múltiplas formas de textos é exigida na vida pessoal e profissional de cada pessoa, pelo que é importante saber que concepções de leitura e leitor possuem as entidades oficiais e os professores de Português, e que métodos de ensino da compreensão da leitura são usados na escola. As práticas avaliativas fazem parte do trabalho desenvolvido pelos docentes e as diversas modalidades são operacionalizadas de forma pertinente através de instrumentos de avaliação de entre os quais os testes sumativos assumem um destaque central, pelo que a sua análise permite obter um retrato aproximado das práticas pedagógicas que os antecedem. Neste trabalho, analisámos testes escritos elaborados na avaliação externa e interna e realizámos entrevistas a professores de Português, procurando caracterizar as concepções “oficial” e “real” de leitor e leitura, detectando as linhas de continuidade e de ruptura. Na nossa análise, procurámos saber que tipos de texto integram os testes, sobre que estruturas textuais incidem as questões, quais as operações de leitura realizadas pelos alunos e quais os formatos das questões utilizadas. Foi possível constatar que existe um contraste entre o que o currículo institui e o trabalho desenvolvido na escola. Com efeito, privilegiando questões de resposta a construir e servindo-se essencialmente de textos literários como pretexto para a abordagem de outras dimensões que não as da compreensão, os professores de Português valorizam a análise de textos pertencentes ao cânone literário, atribuem um valor significativo aos seus aspectos formais e parecem conceber o leitor como uma entidade passiva que se limita a descobrir os significados que a cultura escolar considera “aceitáveis”. Esta perspectiva contrasta com os traços detectáveis nas provas nacionais, em que são usados formatos de questões de correcção mais objectiva. Nestas provas, os textos literários não canónicos surgem ao lado de textos não literários, e privilegia-se a descoberta dos significados em detrimento dos aspectos formais ou não directamente associados aos textos analisados, concedendo-se algum espaço ao leitor na apreciação e recriação dos sentidos que deles emanam. Os dados obtidos apontam para a existência nas escolas de um modelo de ensino da compreensão da leitura do tipo “mencionar-dar exercícios-verificar as respostas”, em detrimento dos modelos de “ensino explícito” ou do tipo “intervenção antes-durante-depois da actividade de leitura”. Uma análise diacrónica dos dados permitiu-nos verificar que a avaliação externa exerce alguma influência sobre a forma como se desenvolve a avaliação interna, notando-se, a partir do momento em que se passaram a realizar os exames nacionais do 9º ano, mudanças em todas as áreas de incidência da nossa análise. As respostas dos professores confirmaram as percepções obtidas sobre as concepções de leitor e de leitura, bem como sobre as modalidades e instrumentos de avaliação que caracterizam as práticas avaliativas desenvolvidas na escola.Our society is characterised by technology quick development, which implies continuous changes in citizens’ lives, demanding them a permanent adaptation to new situations and challenges. In this perspective, each person’s educational training must be based on the acquisition of certain competences that allow people to face new demanding situations and contexts that society places. Even tough society, in general, and family, in particular, have specific responsibilities in each individual educational training, the task of preparing pupils to live in society belongs to school. Portuguese Language subject has a very important role both in students’ school success and in their academic training, as it seeks to provide them with abilities which are transversal to curriculum. Learning how to interact verbally in different contexts, being fluent readers, using writing with different purposes, students become competent to do many of the tasks which school and society place them. Reading abilities are essential, as the comprehension of different texts is often required in many personal and professional life situations of each person. Thus, it is important to know which conceptions of reading and reader do have the official institutions and the teachers of Portuguese Language. It is also important to identify reading comprehension teaching methods used in school. Assessment practices are developed in school by teachers according to their needs. Among other assessments instruments, written texts play a central role. The importance conferred by teachers to written tests allows us to say that, by analysing these assessment instruments, we can get an approximate picture of the teaching practices which precede them. In this study, we analysed written texts produced in internal and external assessment activities, and interviewed Portuguese Language teachers, in order to characterise the “official” and “real” conceptions of reading and reader, searching for signs of continuity and rupture. In our analysis, we wanted to know which types of texts are used in tests, on which textual structures the questions focus, which reading comprehension operations students perform and, finally, what kind of questions formats are chosen. It was possible to conclude that there is a contrast between what the curriculum defines and the work done by teachers. In fact, by choosing questions of the format “answer to construct” and using mainly literary texts as a pretext to teach contents not related to reading comprehension, teachers of Portuguese Language give special importance to the analysis of texts which belong to literary canon, consider textual formal aspects very significant and seem to see reader as a passive subject whose main task is to discover the meanings of the texts considered “acceptable” by school. This perspective conveyed by internal assessment tests contrasts with what external written tests show us. In these tests, questions’ formats used are more objective, literary and non literary texts are presented and the meanings of the texts are more important than its formal aspects. Besides, reader is given a certain importance, as his opinions about the text are asked. The data we collected suggests that teachers’ most used reading comprehension method is the kind of “to mention-give exercises-checking questions”. It was also possible to conclude that external assessment has a significant influence on the way internal assessment takes place. In fact, we identified certain changes in internal assessment tests related to the areas focused in our study, just after the moment national exams started. Teachers’ statements obtained in our interviews confirm the perceptions of reading and reader we have reached, as well our conclusions about assessment types and instruments used in internal school assessment practices.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoAlves, Paulo Jorge da Cunha2007-07-162007-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:54.137892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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