O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Betina Neves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9747
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
id RCAP_df7f9ffb93aa61f8c85b21bad222b487
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário806.90:372.88372.88:806.90371.26Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)A presente dissertação descreve um estudo que considera várias dimensões do domínio do ensino do Português no Ensino Secundário, nomeadamente a relação leitura/escrita numa associação didáctica entre o Contrato de Leitura e a Oficina de Escrita, através do recurso ao portefólio. As conclusões de vários estudos relativamente ao défice de literacia nos alunos portugueses e o desconhecimento de estudos relevantes sobre o uso do portefólio na disciplina de Português, associados à curiosidade e predisposição da professora investigadora para testar as suas próprias crenças relativamente à estratégia, motivaram a investigação. Como esta metodologia está a ser progressivamente alargada na escola onde foi desenvolvido o estudo, nomeadamente em parcerias europeias do Projecto Sócrates-Comenius, pretendeu-se ainda explorar as suas potencialidades e limitações nas suas várias dimensões. Integraram o estudo oito alunos seleccionados de forma tendencialmente aleatória numa turma do décimo ano. Para responder às interrogações “O quê”, “Como” e “Para quê” que esta investigação coloca, desenvolveu-se um projecto de investigação-acção, a metodologia mais adequada ao estudo de fenómenos contemporâneos inseridos em contextos de vida real, através de uma abordagem interpretativa, num paradigma de carácter qualitativo e emergente. Os dados recolhidos ao longo do processo permitiram: · Descobrir e aprofundar o conhecimento acerca das potencialidades e limitações da metodologia portefólio-digifólio; · Reflectir acerca da importância da estratégia portefólio na configuração de uma nova filosofia de ensino-aprendizagem do Português; · Explorar a articulação entre o processo de elaboração do portefólio e um modelo reflexivo, crítico e interactivo de práticas de leitura-recepção e escrita-produção; · Problematizar a relação entre a estratégia portefólio e a importância do seu enquadramento pelo professor; · Determinar potencialidades e constrangimentos do portefólio para alunos de Português do Ensino Secundário, ou seja, verificar em que medida é que aquela metodologia pode ajudar o seu autor a constituir um Kit de identidade através da leitura/ escrita e a progredir de forma diferenciada, evidenciando indicadores de progressão em relação ao seu ponto de partida.This communication describes a study focusing on some of the dimensions in Portuguese learning for the Secondary Education Level, namely the reading/writing relationship in an educational association between the Reading Contract and the Writing Workshop, through (e-)portfolio. This study was motivated by the conclusions of several studies concerning the literacy deficit in the Portuguese students and the lack of knowledge of relevant studies about the use of the portfolio in Portuguese class, associated to the investigator’s curiosity and disposition to test her own teaching beliefs about the strategy. As this methodology is being gradually implemented and extended in the school where the investigation took place, namely with European partners of the Socrates-Comenius Project, it also intended to explore its potential and limitations in its several dimensions. Eight pupils had integrated the study, randomly selected from a tenth grade class. To answer to the study interrogations, “What”, “How” and “Why”, an “action-investigation” was developed, the most adjusted to study contemporary phenomenon inserted in a real life context, through an interpretative approach, in a paradigm type of a qualitative and emergent nature. The data collected throughout the process had allowed: • To discover and to improve the knowledge concerning the methodological potentialities and limitations of (e-)portfolios; • To consider the importance of the “portfolio strategy” in a new philosophy of the Portuguese teaching-learning process; • To explore the relationship between the portfolio’s elaboration process and a reflective, critical and interactive model of practical reading-reception and writing-production methodology; • To question the relationship between the portfolio strategy and the relevancy given by the teacher; · To prove the portfolio potential and constraints for Portuguese language students at the Secondary Education Level, that is, verifying in what measure the methodology in use can help the students to construct an identity Kit through the reading/writing process and to progress in a distinguished way in comparison to their starting point.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoMartins, Betina Neves2009-04-232009-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:17.306039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
title O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
spellingShingle O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
Martins, Betina Neves
806.90:372.88
372.88:806.90
371.26
title_short O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
title_full O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
title_fullStr O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
title_full_unstemmed O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
title_sort O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
author Martins, Betina Neves
author_facet Martins, Betina Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Betina Neves
dc.subject.por.fl_str_mv 806.90:372.88
372.88:806.90
371.26
topic 806.90:372.88
372.88:806.90
371.26
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-23
2009-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9747
url http://hdl.handle.net/1822/9747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132933350490112