Saúde dos estudantes universitários em contexto pandémico: Impactos e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Joana Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24979
Resumo: Os estudos indicam que a pandemia provocada pelo COVID-19 gerou impactos significativos na saúde de populações vulneráveis, incluindo os estudantes universitários. Os elevados índices de sofrimento psicológico dessa população agravaram-se ainda mais com a pandemia, gerando consequências na sua saúde e bem estar (Cao et al, 2020; Maia & Dias, 2020; Son et al, 2020; Wang et al, 2020). O presente estudo exploratório utilizou um design qualitativo para investigar as perceções dos estudantes universitários sobre os impactos e as oportunidades que o período da pandemia COVID-19 causou em suas vidas. Participaram do estudo 431 estudantes de uma universidade pública portuguesa, com idade entre 18 e 65 anos, que responderam a um instrumento online autoaplicável. Em seguida foi realizada a análise de conteúdo, a categorização das questões abertas e, posteriormente, a análise no SPSS. A maioria dos participantes (60%) sofreram impactos com a pandemia, tendo 25% desses declarado que tiveram consequências negativas nas relações sociais, 19,5% sentiram mudanças negativas na rotina e 19,3% declínio na saúde mental. Não obstante, 37,7% mencionaram ter tido novas oportunidades, como maior produtividade, mais disponibilidade de tempo e um maior crescimento pessoal. Através da análise multivariada de correspondência (ACM) e da análise de Clusters, foram identificados dois perfis consistentes de necessidades: um constituído por um grupo com foco na menor produtividade e desmotivação, e outro grupo com maior foco nas questões das relações sociais, do isolamento social e das mudanças de rotina. Os resultados do estudo contribuiram para perceber os perfis dos estudantes universitários e, dessa forma, colaborar para futuras intervenções com a população universitária.
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