A possibilidade dos lugares híbridos e seus procedimentos : miradouros de Lisboa entre o lugar e o não-lugar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40824 |
Resumo: | O objetivo principal desta dissertação é analisar as práticas e as dinâmicas culturais dos lugares que não atendem nem os pressupostos de um lugar antropológico e tampouco se enquadram enquanto um não-lugar, conceito defendido pelo antropólogo Marc Augé (1992). Para isso, nosso primeiro passo é validar a hipótese de que existem lugares que podem ser considerados híbridos e definir quais são as condições que assim o fazem. Por assim dizer, o que queremos nesse primeiro estágio é identificar se existem, entre os 19 miradouros administrados pela Câmara Municipal da cidade de Lisboa, aqueles que coadunam as noções de identidade, resguardo simbólico e normativo presentes nos lugares e também as noções de aceleração temporal, encurtamento de distâncias e promoção individualista características de um não-lugar. Esse levantamento se dá na forma do estabelecimento de cinco categorias gerais (Pessoas, Região, Fluxos, Infraestrutura, Agenda) que procuram, sob a mesma métrica, detectar similitudes e diferenças entre os espaços e, a partir da análise dessas categorias, interpretar quais condizem com a ideia de um lugar, de uma não-lugar ou então de um lugar híbrido. Confirmada essa hipótese, caberá identificar esses espaços e proceder com a análise cultural, que buscará compreender os procedimentos desses espaços e, assim, inferir como se comporta um lugar híbrido. O método principal adotado nesta pesquisa, para além da pesquisa bibliográfica, foi a observação participante de inspiração etnográfica, aonde o ato de caminhar e observar torna-se fundamental, sem que para isso se interfira ativamente no objeto. Na análise cultural aqui apresentada, linhas gerais do estudo da complexidade e da antropologia da comunicação urbana também contribuem para o dimensionamento de nossos objetos. Ao fim da validação da hipótese inicial e da compreensão acerca dos procedimentos dos lugares híbridos, este estudo verificou que essa hibridez presente em muitos miradouros ocorre de variadas formas, ora pela criação de mecanismo de resistência de uma população autóctone ao processo de turistificação, ora pelo desejo de determinadas zonas abrirem-se ao novo e enriquecerem-se com alguns aspectos dos tempos sobremodernos. |
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A possibilidade dos lugares híbridos e seus procedimentos : miradouros de Lisboa entre o lugar e o não-lugarSociologia do quotidianoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO objetivo principal desta dissertação é analisar as práticas e as dinâmicas culturais dos lugares que não atendem nem os pressupostos de um lugar antropológico e tampouco se enquadram enquanto um não-lugar, conceito defendido pelo antropólogo Marc Augé (1992). Para isso, nosso primeiro passo é validar a hipótese de que existem lugares que podem ser considerados híbridos e definir quais são as condições que assim o fazem. Por assim dizer, o que queremos nesse primeiro estágio é identificar se existem, entre os 19 miradouros administrados pela Câmara Municipal da cidade de Lisboa, aqueles que coadunam as noções de identidade, resguardo simbólico e normativo presentes nos lugares e também as noções de aceleração temporal, encurtamento de distâncias e promoção individualista características de um não-lugar. Esse levantamento se dá na forma do estabelecimento de cinco categorias gerais (Pessoas, Região, Fluxos, Infraestrutura, Agenda) que procuram, sob a mesma métrica, detectar similitudes e diferenças entre os espaços e, a partir da análise dessas categorias, interpretar quais condizem com a ideia de um lugar, de uma não-lugar ou então de um lugar híbrido. Confirmada essa hipótese, caberá identificar esses espaços e proceder com a análise cultural, que buscará compreender os procedimentos desses espaços e, assim, inferir como se comporta um lugar híbrido. O método principal adotado nesta pesquisa, para além da pesquisa bibliográfica, foi a observação participante de inspiração etnográfica, aonde o ato de caminhar e observar torna-se fundamental, sem que para isso se interfira ativamente no objeto. Na análise cultural aqui apresentada, linhas gerais do estudo da complexidade e da antropologia da comunicação urbana também contribuem para o dimensionamento de nossos objetos. Ao fim da validação da hipótese inicial e da compreensão acerca dos procedimentos dos lugares híbridos, este estudo verificou que essa hibridez presente em muitos miradouros ocorre de variadas formas, ora pela criação de mecanismo de resistência de uma população autóctone ao processo de turistificação, ora pelo desejo de determinadas zonas abrirem-se ao novo e enriquecerem-se com alguns aspectos dos tempos sobremodernos.This thesis analyzes practices and cultural dynamics in places that do not meet the assumptions of an anthropological place nor fit as a non-place, a concept defined by the anthropologist Marc Augé (1992). To achieve that, our first step was to validate the hypothesis that there are places that can be considered hybrids and to define which conditions make them so. In this first stage, we identified if among the 19 viewpoints administered by Lisbon City Council some conciliate the notions of identity, symbolic and normative safeguard of Places as well as the notions of temporal accelerations, distance shortening and individualistic promotion, which are characteristics of a nonplace. This data collection happened through five general categories (People, Region, Flow, Infrastructure, Program) that, under the same metric, detect similarities and differences among the spaces. From these categories’ analysis, we were able to identify which followed the idea of place, of a non-place or, of a hybrid place. After confirming the hypothesis, we identified the spaces and proceeded to the cultural analysis, which aimed the comprehension about the proceedings in theses spaces and, therefore, the conclusion about how a hybrid place behaves. The main method applied was the observation with ethnographic inspiration, in which the act of walking and observe becomes fundamental, without actively interfering with the object. In addition to that, we also performed bibliographic research. The study of complexity and the anthropology of urban communication also contributed to the assessing of our objects in the cultural analysis presented in this thesis. In conclusion, this study found that this hybridity present in many viewpoints occurs in different ways, sometimes by the creation of a mechanism of resistance of an indigenous population to the process of turistification, sometimes by the desire of certain zones to open themselves to the new and to be enriched with some aspects of the supermodern times.Malafaia, Maria Teresa de AtaídeRepositório da Universidade de LisboaViana, Rodrigo2020-01-15T10:35:25Z2019-11-292019-09-112019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40824TID:202317811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:31.007054Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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