Uma abordagem estatística para a modelação e previsão do sucesso dos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Flávio Alcides Cristóvão da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32077
Resumo: O trabalho realizado abre possibilidades para informações que merecem consideração especial apesar de não ser nada fora do comum ou extraordinário, não procuramos apenas respostas para o que está a suceder no presente, analisámos em conjunto o possível futuro, para se poder tomar medidas e diligências necessárias. No entanto, representa, efetivamente, a importância da composição social da população estudantil como um fator essencial para o sucesso académico com uma vasta influência sobre as atividades ligadas a tramitação académica. Distingue-se por apresentar cenários demográficos de três principais componentes demográficos, mais por fazer também uma projeção de uma população fechada a partir de uma matriz separada por sexo e idades que calcula a taxa de fecundidade para ambos sexos, rompendo a barreira de um único sexo e normalmente com um ciclo de reprodução anual e combinar os resultados da modelação. Considera sucesso estudantil na Universidade de Évora todos os estudantes que ela conseguiu diplomar, ou seja, a soma das ações de acesso e retenção da universidade sem olhar para períodos de tempo ou número de reprovações. O principal objetivo deste estudo é analisar o fluxo de estudantes em movimento estudantil, acesso e retenção na universidade de Évora, integrando dados demográficos sobre a estrutura da população portuguesa, padrões, tendências futuras e desse modo, permitir a adoção de medidas e políticas para o sucesso dos estudantes; - Modelling and predicting high education level student’s success: a statistical approach Abstract: The work carried out opens possibilities for information that deserves special consideration even though it is nothing out of the ordinary or extraordinary, we do not seek only answers to what is happening in the present, we have examined together the possible future, in order to be able to take necessary measures and steps. However, it effectively rep resents the importance of the social composition of the student population as an essential factor for academic success with a vast influence on activities related to academic processing. It is distinguished by presenting demographic scenarios of three main demographic com ponents, more by also making a projection of a closed population from a matrix separate d by gender and ages that calculates the fertility rate for both genders, breaking the barrier of a single sex and usually with an annual reproduction cycle and combining the results of modeling for full information production. Considers student success at the University of Évora all students that she managed to retain and graduate, that is, the sum of access and retention actions of the university without looking at periods of time or number of distastes. This study allowed to analyze the flow of students in student access and retention movement at the University of Évora, integrating demographic data on the structure of the Portuguese population, patterns, future trends and thus, allow the adoption of measures and political for the success of students.
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