Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6442 |
Resumo: | A desinformação tem vindo a ganhar nova importância na sociedade do século XXI em especial fruto da adoção de novas tecnologias em atividades de consumo e partilha de informação. A pertinência deste tema motivou o desenvolvimento da presente investigação, que procurou compreender as perceções de discentes e docentes do ensino superior sobre a problemática da desinformação e das notícias falsas. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, no ano letivo de 2019/2020, envolvendo 139 estudantes de comunicação e 3 professores com o objetivo de se perceber o modo como futuros profissionais de comunicação lidam com informação online. Os dados obtidos via questionário e entrevista revelam que os alunos apresentam algumas lacunas no momento de interpretar a informação online e consideram a promoção da literacia mediática como o meio mais eficaz ao combate da desinformação. Esta investigação permitiu ainda concluir que os estudantes conseguem distinguir textos credíveis de textos com notícias falsas, embora tenham revelado dificuldades em distinguir websites conceituados de websites que partilham fake news. Por sua vez, os professores atribuem aos mais jovens o aparente aumento da desinformação e consideram que os alunos entram no ensino superior sem a devida preparação para lidar com a informação online. À semelhança dos estudantes, os professores partilham também a opinião de que a promoção de literacia mediática é fundamental no combate à desinformação. Estes resultados são válidos neste contexto e podem servir como base para investigações futuras que podem abranger outras áreas de educação e outras instituições. |
id |
RCAP_c616ea58fdd1f4e5397e166ce10e5ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em PortugalFake newsDesinformaçãoComunicaçãoEnsino SuperiorPortugalFake newsDisinformationCommunicationHigher educationPortugalA desinformação tem vindo a ganhar nova importância na sociedade do século XXI em especial fruto da adoção de novas tecnologias em atividades de consumo e partilha de informação. A pertinência deste tema motivou o desenvolvimento da presente investigação, que procurou compreender as perceções de discentes e docentes do ensino superior sobre a problemática da desinformação e das notícias falsas. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, no ano letivo de 2019/2020, envolvendo 139 estudantes de comunicação e 3 professores com o objetivo de se perceber o modo como futuros profissionais de comunicação lidam com informação online. Os dados obtidos via questionário e entrevista revelam que os alunos apresentam algumas lacunas no momento de interpretar a informação online e consideram a promoção da literacia mediática como o meio mais eficaz ao combate da desinformação. Esta investigação permitiu ainda concluir que os estudantes conseguem distinguir textos credíveis de textos com notícias falsas, embora tenham revelado dificuldades em distinguir websites conceituados de websites que partilham fake news. Por sua vez, os professores atribuem aos mais jovens o aparente aumento da desinformação e consideram que os alunos entram no ensino superior sem a devida preparação para lidar com a informação online. À semelhança dos estudantes, os professores partilham também a opinião de que a promoção de literacia mediática é fundamental no combate à desinformação. Estes resultados são válidos neste contexto e podem servir como base para investigações futuras que podem abranger outras áreas de educação e outras instituições.Disinformation has been gaining new importance in 21st-century society, especially as a result of the adoption of new technologies in consumer activities and information sharing. The relevance of this theme motivated the development of the present investigation, which sought to understand the perceptions of students and professors of higher education on the problem of disinformation and fake news. In this sense, a case study was carried out at a Higher Education Institution in Portugal, in the academic year 2019/2020, involving 139 communication students and 3 professors in order to understand how future communication professionals deal with information online. The data obtained through a questionnaire and interview reveals that students have some gaps when interpreting information online and consider the promotion of media literacy as the most effective means of combating disinformation. This investigation also allowed us to conclude that students can distinguish credible texts from fake news, although they have shown difficulties in distinguishing reputable websites from websites that share fake news. In turn, teachers attribute to young people the apparent increase in disinformation and consider that students enter higher education without proper preparation to deal with information online. Like the students, professors also share the view that the promotion of media literacy is fundamental in combating disinformation. These results are valid in this context and can serve as a basis for future research that may cover other areas of education and other institutions.Morais, Nídia SaloméRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCruz, Manuel João2020-12-15T11:08:05Z2020-09-042020-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6442TID:202555267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.804193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
title |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
spellingShingle |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal Cruz, Manuel João Fake news Desinformação Comunicação Ensino Superior Portugal Fake news Disinformation Communication Higher education Portugal |
title_short |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
title_full |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
title_fullStr |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
title_full_unstemmed |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
title_sort |
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal |
author |
Cruz, Manuel João |
author_facet |
Cruz, Manuel João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Nídia Salomé Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Manuel João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fake news Desinformação Comunicação Ensino Superior Portugal Fake news Disinformation Communication Higher education Portugal |
topic |
Fake news Desinformação Comunicação Ensino Superior Portugal Fake news Disinformation Communication Higher education Portugal |
description |
A desinformação tem vindo a ganhar nova importância na sociedade do século XXI em especial fruto da adoção de novas tecnologias em atividades de consumo e partilha de informação. A pertinência deste tema motivou o desenvolvimento da presente investigação, que procurou compreender as perceções de discentes e docentes do ensino superior sobre a problemática da desinformação e das notícias falsas. Neste sentido, realizou-se um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior em Portugal, no ano letivo de 2019/2020, envolvendo 139 estudantes de comunicação e 3 professores com o objetivo de se perceber o modo como futuros profissionais de comunicação lidam com informação online. Os dados obtidos via questionário e entrevista revelam que os alunos apresentam algumas lacunas no momento de interpretar a informação online e consideram a promoção da literacia mediática como o meio mais eficaz ao combate da desinformação. Esta investigação permitiu ainda concluir que os estudantes conseguem distinguir textos credíveis de textos com notícias falsas, embora tenham revelado dificuldades em distinguir websites conceituados de websites que partilham fake news. Por sua vez, os professores atribuem aos mais jovens o aparente aumento da desinformação e consideram que os alunos entram no ensino superior sem a devida preparação para lidar com a informação online. À semelhança dos estudantes, os professores partilham também a opinião de que a promoção de literacia mediática é fundamental no combate à desinformação. Estes resultados são válidos neste contexto e podem servir como base para investigações futuras que podem abranger outras áreas de educação e outras instituições. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T11:08:05Z 2020-09-04 2020-09-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6442 TID:202555267 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6442 |
identifier_str_mv |
TID:202555267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130913758511104 |