O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justen, Jaqueline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zago, Luiz Felipe, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236657
Resumo: No ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período.
id UFRGS-2_dcca85fcab1a6b88b8aac2658115fb31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236657
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Justen, JaquelineZago, Luiz FelipeRocha, Cristianne Maria Famer2022-04-07T04:47:32Z20221518-4919http://hdl.handle.net/10183/236657001137814No ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período.In 2018, the online version of Revista Nova Escola launched a campaign called Mentira na Educação, Não!, in which 34 articles were published with the intention of contesting news, rumors, and statements considered suspicious or untrue about education. From the analysis of the set of articles published as part of this campaign, it was possible to detail the use of two operations by the Revista: the imagetic truths and the web of links, which we call here "inquiry of fake news", based on Michel Foucault. We conclude that the inquiry, produced and published by the Revista, is part of an effort of successive chaining of discursive elements to reach a verdict about a rumor or a doubt, eventually created about Brazilian education, in the period.application/pdfporTextura : revista de letras e história. Vol. 24, n.57 (2022), p. 162-183Fake newsDesinformaçãoEducaçãoDisinformationEducationO inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova EscolaThe fake news inquest: analysis of the campaign “Mentira na Educação, Não!”, of Nova Escola magazineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137814.pdf.txt001137814.pdf.txtExtracted Texttext/plain52136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236657/2/001137814.pdf.txt1803d14e76423b2ff86668134da81048MD52ORIGINAL001137814.pdfTexto completoapplication/pdf886284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236657/1/001137814.pdf63e5c91fadfcc2c097bb0fa5644d7e5dMD5110183/2366572022-04-20 04:46:05.132411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The fake news inquest: analysis of the campaign “Mentira na Educação, Não!”, of Nova Escola magazine
title O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
spellingShingle O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
Justen, Jaqueline
Fake news
Desinformação
Educação
Disinformation
Education
title_short O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
title_full O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
title_fullStr O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
title_full_unstemmed O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
title_sort O inquérito de fake news: análise da campanha "Mentira na Educação, Não!", da revista Nova Escola
author Justen, Jaqueline
author_facet Justen, Jaqueline
Zago, Luiz Felipe
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Zago, Luiz Felipe
Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justen, Jaqueline
Zago, Luiz Felipe
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Desinformação
Educação
topic Fake news
Desinformação
Educação
Disinformation
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Disinformation
Education
description No ano de 2018, a versão online da Revista Nova Escola lançou uma campanha chamada Mentira na Educação, Não!, em que foram publicadas 34 matérias com a intenção de contestar notícias, boatos e declarações consideradas suspeitas ou inverídicas sobre a educação. A partir da análise do conjunto de matérias publicadas no âmbito dessa campanha, foi possível detalhar a utilização de duas operações pela Revista: as verdades imagéticas e a teia de links, que chamamos aqui de “inquérito de fake news”, com base em Michel Foucault. Conclui-se que o inquérito, produzido e publicado pela Revista, é parte de um esforço de encadeamento sucessivo de elementos discursivos, de modo a chegar a um veredicto sobre um boato ou uma dúvida, eventualmente criados sobre educação brasileira, no período.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:47:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236657
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137814
identifier_str_mv 1518-4919
001137814
url http://hdl.handle.net/10183/236657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Textura : revista de letras e história. Vol. 24, n.57 (2022), p. 162-183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236657/2/001137814.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236657/1/001137814.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1803d14e76423b2ff86668134da81048
63e5c91fadfcc2c097bb0fa5644d7e5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052417425408