Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/959 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo central desta investiga??o foi analisar a perce??o que os estudantes do ensino superior t?m do funcionamento das suas fam?lias, caracterizar a sua rede social pessoal, bem como estudar as rela??es entre estas duas vari?veis. Metodologia: Participaram 247 estudantes a frequentarem o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), nos cursos de Multim?dia, Gest?o de Recursos Humanos, Gest?o, Comunica??o Empresarial, Jornalismo, Servi?o Social e Psicologia, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade. Os instrumentos administrados foram a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), o Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) e o question?rio sociodemogr?fico e de dados complementares. Resultados: Os estudantes avaliaram as suas fam?lias como equilibradas, apresentando resultados elevados na coes?o equilibrada e na flexibilidade equilibrada. Ainda assim, revelaram-se pouco satisfeitos com as suas fam?lias. Os participantes que est?o com a fam?lia mais frequentemente t?m uma maior perce??o de emaranhamento. Os estudantes que fazem parte de fam?lias nucleares alargadas e nucleares intactas t?m uma perce??o mais positiva do funcionamento da sua fam?lia. As redes dos estudantes t?m um tamanho m?dio de 8 elementos e s?o sobretudo compostas por familiares e amigos. As redes verificaram-se coesas, com elevada perce??o de reciprocidade e de apoio percebido/recebido. A entrada para o ensino superior n?o gerou modifica??es no tamanho da rede. Observou-se, ainda, uma correla??o entre o tamanho da rede e a coes?o e a flexibilidade na fam?lia. Conclus?o: Este estudo permite concluir que o funcionamento familiar e a rede social dos estudantes se encontram relacionados e podem potenciar o ajustamento na etapa desenvolvimental e nos desafios que esta acarreta para os mesmos. / Purpose: The main objective of this study was to analyze the perception that higher educated students have of the functioning of their families, characterize their personal social network and study the relations between these two variables. Methodology: A total of 247 students of ages between 17 and 55 participated in this research. They studied Multimedia, Human Resources Management, Management, Business Communication, Journalism, Social Work and Psychology in Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). The instruments applied were the Family Adaptability and Cohesion Scale (FACES-IV), the Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) and the socio-demographic and complementary data questionnaire. Results: The students evaluated their families as balanced, presenting high results in balanced cohesion and in balanced adaptability. However, they were dissatisfied with their families. The participants who are with the family more often perceive their families as more enmeshed. Students of extended nuclear and intact nuclear families have a more positive perception of their functioning. The student?s social networks have an average of 8 elements and are mainly composed by family and friends. The social networks were cohesive, with a high perception of reciprocity and perceived / received support. The access to higher education did not generate changes in the size of the social network. A correlation was observed between the size of the social network and the cohesion and flexibility in the family. Conclusion: This study allows us to conclude that the family functioning and the social network of the students are related and can enhance the adjustment in the development stage and the challenges that it entails for them. |
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