Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro, Mariana Filipa Ra?nho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora), Guadalupe, S?nia (Coorientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/959
Resumo: Objetivo: O objetivo central desta investiga??o foi analisar a perce??o que os estudantes do ensino superior t?m do funcionamento das suas fam?lias, caracterizar a sua rede social pessoal, bem como estudar as rela??es entre estas duas vari?veis. Metodologia: Participaram 247 estudantes a frequentarem o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), nos cursos de Multim?dia, Gest?o de Recursos Humanos, Gest?o, Comunica??o Empresarial, Jornalismo, Servi?o Social e Psicologia, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade. Os instrumentos administrados foram a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), o Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) e o question?rio sociodemogr?fico e de dados complementares. Resultados: Os estudantes avaliaram as suas fam?lias como equilibradas, apresentando resultados elevados na coes?o equilibrada e na flexibilidade equilibrada. Ainda assim, revelaram-se pouco satisfeitos com as suas fam?lias. Os participantes que est?o com a fam?lia mais frequentemente t?m uma maior perce??o de emaranhamento. Os estudantes que fazem parte de fam?lias nucleares alargadas e nucleares intactas t?m uma perce??o mais positiva do funcionamento da sua fam?lia. As redes dos estudantes t?m um tamanho m?dio de 8 elementos e s?o sobretudo compostas por familiares e amigos. As redes verificaram-se coesas, com elevada perce??o de reciprocidade e de apoio percebido/recebido. A entrada para o ensino superior n?o gerou modifica??es no tamanho da rede. Observou-se, ainda, uma correla??o entre o tamanho da rede e a coes?o e a flexibilidade na fam?lia. Conclus?o: Este estudo permite concluir que o funcionamento familiar e a rede social dos estudantes se encontram relacionados e podem potenciar o ajustamento na etapa desenvolvimental e nos desafios que esta acarreta para os mesmos. / Purpose: The main objective of this study was to analyze the perception that higher educated students have of the functioning of their families, characterize their personal social network and study the relations between these two variables. Methodology: A total of 247 students of ages between 17 and 55 participated in this research. They studied Multimedia, Human Resources Management, Management, Business Communication, Journalism, Social Work and Psychology in Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). The instruments applied were the Family Adaptability and Cohesion Scale (FACES-IV), the Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) and the socio-demographic and complementary data questionnaire. Results: The students evaluated their families as balanced, presenting high results in balanced cohesion and in balanced adaptability. However, they were dissatisfied with their families. The participants who are with the family more often perceive their families as more enmeshed. Students of extended nuclear and intact nuclear families have a more positive perception of their functioning. The student?s social networks have an average of 8 elements and are mainly composed by family and friends. The social networks were cohesive, with a high perception of reciprocity and perceived / received support. The access to higher education did not generate changes in the size of the social network. A correlation was observed between the size of the social network and the cohesion and flexibility in the family. Conclusion: This study allows us to conclude that the family functioning and the social network of the students are related and can enhance the adjustment in the development stage and the challenges that it entails for them.
id RCAP_c61ea42fadb0002bc950bcefd81e2e2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino SuperiorFuncionamento familiar - Family functioningRede social - Social networkEstudantes do Ensino Superior - Higher Education StudentsObjetivo: O objetivo central desta investiga??o foi analisar a perce??o que os estudantes do ensino superior t?m do funcionamento das suas fam?lias, caracterizar a sua rede social pessoal, bem como estudar as rela??es entre estas duas vari?veis. Metodologia: Participaram 247 estudantes a frequentarem o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), nos cursos de Multim?dia, Gest?o de Recursos Humanos, Gest?o, Comunica??o Empresarial, Jornalismo, Servi?o Social e Psicologia, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade. Os instrumentos administrados foram a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), o Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) e o question?rio sociodemogr?fico e de dados complementares. Resultados: Os estudantes avaliaram as suas fam?lias como equilibradas, apresentando resultados elevados na coes?o equilibrada e na flexibilidade equilibrada. Ainda assim, revelaram-se pouco satisfeitos com as suas fam?lias. Os participantes que est?o com a fam?lia mais frequentemente t?m uma maior perce??o de emaranhamento. Os estudantes que fazem parte de fam?lias nucleares alargadas e nucleares intactas t?m uma perce??o mais positiva do funcionamento da sua fam?lia. As redes dos estudantes t?m um tamanho m?dio de 8 elementos e s?o sobretudo compostas por familiares e amigos. As redes verificaram-se coesas, com elevada perce??o de reciprocidade e de apoio percebido/recebido. A entrada para o ensino superior n?o gerou modifica??es no tamanho da rede. Observou-se, ainda, uma correla??o entre o tamanho da rede e a coes?o e a flexibilidade na fam?lia. Conclus?o: Este estudo permite concluir que o funcionamento familiar e a rede social dos estudantes se encontram relacionados e podem potenciar o ajustamento na etapa desenvolvimental e nos desafios que esta acarreta para os mesmos. / Purpose: The main objective of this study was to analyze the perception that higher educated students have of the functioning of their families, characterize their personal social network and study the relations between these two variables. Methodology: A total of 247 students of ages between 17 and 55 participated in this research. They studied Multimedia, Human Resources Management, Management, Business Communication, Journalism, Social Work and Psychology in Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). The instruments applied were the Family Adaptability and Cohesion Scale (FACES-IV), the Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) and the socio-demographic and complementary data questionnaire. Results: The students evaluated their families as balanced, presenting high results in balanced cohesion and in balanced adaptability. However, they were dissatisfied with their families. The participants who are with the family more often perceive their families as more enmeshed. Students of extended nuclear and intact nuclear families have a more positive perception of their functioning. The student?s social networks have an average of 8 elements and are mainly composed by family and friends. The social networks were cohesive, with a high perception of reciprocity and perceived / received support. The access to higher education did not generate changes in the size of the social network. A correlation was observed between the size of the social network and the cohesion and flexibility in the family. Conclusion: This study allows us to conclude that the family functioning and the social network of the students are related and can enhance the adjustment in the development stage and the challenges that it entails for them.ISMT2019-03-11T10:56:03Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/959TID:202131793porCouceiro, Mariana Filipa Ra?nhoSequeira, Joana (Orientadora)Guadalupe, S?nia (Coorientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:36ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
title Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
spellingShingle Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
Couceiro, Mariana Filipa Ra?nho
Funcionamento familiar - Family functioning
Rede social - Social network
Estudantes do Ensino Superior - Higher Education Students
title_short Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
title_full Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
title_fullStr Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
title_full_unstemmed Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
title_sort Perce??o do Funcionamento Familiar e Rede Social Pessoal de Estudantes de Ensino Superior
author Couceiro, Mariana Filipa Ra?nho
author_facet Couceiro, Mariana Filipa Ra?nho
Sequeira, Joana (Orientadora)
Guadalupe, S?nia (Coorientadora)
author_role author
author2 Sequeira, Joana (Orientadora)
Guadalupe, S?nia (Coorientadora)
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro, Mariana Filipa Ra?nho
Sequeira, Joana (Orientadora)
Guadalupe, S?nia (Coorientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionamento familiar - Family functioning
Rede social - Social network
Estudantes do Ensino Superior - Higher Education Students
topic Funcionamento familiar - Family functioning
Rede social - Social network
Estudantes do Ensino Superior - Higher Education Students
description Objetivo: O objetivo central desta investiga??o foi analisar a perce??o que os estudantes do ensino superior t?m do funcionamento das suas fam?lias, caracterizar a sua rede social pessoal, bem como estudar as rela??es entre estas duas vari?veis. Metodologia: Participaram 247 estudantes a frequentarem o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), nos cursos de Multim?dia, Gest?o de Recursos Humanos, Gest?o, Comunica??o Empresarial, Jornalismo, Servi?o Social e Psicologia, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos de idade. Os instrumentos administrados foram a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e da Coes?o Familiar (FACES-IV), o Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) e o question?rio sociodemogr?fico e de dados complementares. Resultados: Os estudantes avaliaram as suas fam?lias como equilibradas, apresentando resultados elevados na coes?o equilibrada e na flexibilidade equilibrada. Ainda assim, revelaram-se pouco satisfeitos com as suas fam?lias. Os participantes que est?o com a fam?lia mais frequentemente t?m uma maior perce??o de emaranhamento. Os estudantes que fazem parte de fam?lias nucleares alargadas e nucleares intactas t?m uma perce??o mais positiva do funcionamento da sua fam?lia. As redes dos estudantes t?m um tamanho m?dio de 8 elementos e s?o sobretudo compostas por familiares e amigos. As redes verificaram-se coesas, com elevada perce??o de reciprocidade e de apoio percebido/recebido. A entrada para o ensino superior n?o gerou modifica??es no tamanho da rede. Observou-se, ainda, uma correla??o entre o tamanho da rede e a coes?o e a flexibilidade na fam?lia. Conclus?o: Este estudo permite concluir que o funcionamento familiar e a rede social dos estudantes se encontram relacionados e podem potenciar o ajustamento na etapa desenvolvimental e nos desafios que esta acarreta para os mesmos. / Purpose: The main objective of this study was to analyze the perception that higher educated students have of the functioning of their families, characterize their personal social network and study the relations between these two variables. Methodology: A total of 247 students of ages between 17 and 55 participated in this research. They studied Multimedia, Human Resources Management, Management, Business Communication, Journalism, Social Work and Psychology in Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). The instruments applied were the Family Adaptability and Cohesion Scale (FACES-IV), the Instrumento de An?lise da Rede Social Pessoal (IARSP) and the socio-demographic and complementary data questionnaire. Results: The students evaluated their families as balanced, presenting high results in balanced cohesion and in balanced adaptability. However, they were dissatisfied with their families. The participants who are with the family more often perceive their families as more enmeshed. Students of extended nuclear and intact nuclear families have a more positive perception of their functioning. The student?s social networks have an average of 8 elements and are mainly composed by family and friends. The social networks were cohesive, with a high perception of reciprocity and perceived / received support. The access to higher education did not generate changes in the size of the social network. A correlation was observed between the size of the social network and the cohesion and flexibility in the family. Conclusion: This study allows us to conclude that the family functioning and the social network of the students are related and can enhance the adjustment in the development stage and the challenges that it entails for them.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-03-11T10:56:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/959
TID:202131793
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/959
identifier_str_mv TID:202131793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303609302581248