Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Marisa da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu numa escola situada no distrito de Viana do Castelo, numa turma 19 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das 15 semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por “Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade”. O estudo coloca como problema perceber qual a integração dos RED nas aulas de ensino aprendizagem da leitura e da educação literária. Face ao problema apresentado foram esboça-dos três objetivos orientadores de toda a investigação: i) analisar e caraterizar a oferta dos recursos educativos digitais (RED) para a leitura fornecidos pela “20 Aula Digital" do projeto “A Grande Aventura”; ii) perceber o potencial de cada um desses recursos para o trabalho nesse domínio do currículo da língua portuguesa; iii) mostrar a relevância da metodologia TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) na efetiva integração dos RED na planificação das atividades de leitura, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ausência de estudos que abrangem o TPACK do professor ao planificar e implementar atividades de leitura através de ambientes tecnológicos, tornam-no de evidente caráter exploratório. A recolha dos dados foi realizada através dos recursos educativos digitais (RED), meios audiovisuais, observação naturalista e participante e através das notas de campo. Para a análise foram definidos dois instrumentos, que permitiram analisar na primeira etapa deste estudo os aspetos técnicos, tecnológicos e pedagógicos dos RED e numa segunda etapa o planeamento das atividades, envolvimento e reflexão – TPACK em construção. O estudo pôs em evidência o claro potencial dos RED quando integrados no processo de ensino e aprendizagem e a relevância de que se reveste o TPACK na formação do docente a este nível. Por outro lado possibilitou uma constante reflexão do professor relativamente às suas opções metodológicas nas atividades de leitura que conduziu a uma persistente construção do TPACK.
id RCAP_9e7f91b2ed9ba68433748677f92402cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridadeTecnologiasRecursos educativos digitaisTPACKLeituraTechnologyDigital educational resourcesTPACKReadingO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu numa escola situada no distrito de Viana do Castelo, numa turma 19 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das 15 semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por “Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade”. O estudo coloca como problema perceber qual a integração dos RED nas aulas de ensino aprendizagem da leitura e da educação literária. Face ao problema apresentado foram esboça-dos três objetivos orientadores de toda a investigação: i) analisar e caraterizar a oferta dos recursos educativos digitais (RED) para a leitura fornecidos pela “20 Aula Digital" do projeto “A Grande Aventura”; ii) perceber o potencial de cada um desses recursos para o trabalho nesse domínio do currículo da língua portuguesa; iii) mostrar a relevância da metodologia TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) na efetiva integração dos RED na planificação das atividades de leitura, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ausência de estudos que abrangem o TPACK do professor ao planificar e implementar atividades de leitura através de ambientes tecnológicos, tornam-no de evidente caráter exploratório. A recolha dos dados foi realizada através dos recursos educativos digitais (RED), meios audiovisuais, observação naturalista e participante e através das notas de campo. Para a análise foram definidos dois instrumentos, que permitiram analisar na primeira etapa deste estudo os aspetos técnicos, tecnológicos e pedagógicos dos RED e numa segunda etapa o planeamento das atividades, envolvimento e reflexão – TPACK em construção. O estudo pôs em evidência o claro potencial dos RED quando integrados no processo de ensino e aprendizagem e a relevância de que se reveste o TPACK na formação do docente a este nível. Por outro lado possibilitou uma constante reflexão do professor relativamente às suas opções metodológicas nas atividades de leitura que conduziu a uma persistente construção do TPACK.This report was developed within the course Supervised Teaching Practice II, part of the Master on Pre-School Education and 1st cycle of basic education. The practice took place in a school located in the district of Viana do Castelo, in a class with 19 students of the 3rd year of the 1st cycle of basic education. We present here in a summary of educational intervention carried out over the 15 weeks of supervised practice, highlighting areas of planned intervention, and describes in detail the research study developed in this context named: "A reading project with digital educational resources: a didactic proposal for the 3rd grade”. The study poses as a problem understanding the integration of RED in teaching and learning classes of reading and literary education. Face to the problem were outlined three guiding objectives of all research: i) analyze and characterize the offer of digital educational resources (RED) for reading provided by "20 Digital Classroom" from the project "The Great Adventure"; ii)realize potential of each of these resources to work in this area of the curriculum of the Portuguese language; iii) show the relevance of TPACK methodology - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) on the effective integration of RED in reading planned activities in a class of 3rd year of the 1st cycle of basic education. The absence of studies covering the teacher TPACK to plan and implement reading activities through technological environments, make it evidently exploratory. The data collection was performed through digital educational resources (RED), audiovisual media, naturalistic and participant observation and through field notes. For the analysis were defined two instruments, which allowed the analysis in first step of the study the technical aspects, technological and pedagogical of the RED and in a second step the planning of activities, involvement and reflection - TPACK under construction. The study has highlighted the clear potential of RED when integrated into the teaching and learning process and the relevance of TPACK at the training of teaching at this level. On the other hand it enabled a constant teacher reflection regarding their methodological choices in reading activities that led to a persistent construction of TPACK.2017-02-13T17:17:37Z2016-11-23T00:00:00Z2016-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1765TID:201611139porBarbosa, Ana Marisa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:41Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:02.370002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
title Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
Barbosa, Ana Marisa da Silva
Tecnologias
Recursos educativos digitais
TPACK
Leitura
Technology
Digital educational resources
TPACK
Reading
title_short Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
title_full Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
title_sort Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade
author Barbosa, Ana Marisa da Silva
author_facet Barbosa, Ana Marisa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana Marisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Recursos educativos digitais
TPACK
Leitura
Technology
Digital educational resources
TPACK
Reading
topic Tecnologias
Recursos educativos digitais
TPACK
Leitura
Technology
Digital educational resources
TPACK
Reading
description O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu numa escola situada no distrito de Viana do Castelo, numa turma 19 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das 15 semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por “Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade”. O estudo coloca como problema perceber qual a integração dos RED nas aulas de ensino aprendizagem da leitura e da educação literária. Face ao problema apresentado foram esboça-dos três objetivos orientadores de toda a investigação: i) analisar e caraterizar a oferta dos recursos educativos digitais (RED) para a leitura fornecidos pela “20 Aula Digital" do projeto “A Grande Aventura”; ii) perceber o potencial de cada um desses recursos para o trabalho nesse domínio do currículo da língua portuguesa; iii) mostrar a relevância da metodologia TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) na efetiva integração dos RED na planificação das atividades de leitura, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ausência de estudos que abrangem o TPACK do professor ao planificar e implementar atividades de leitura através de ambientes tecnológicos, tornam-no de evidente caráter exploratório. A recolha dos dados foi realizada através dos recursos educativos digitais (RED), meios audiovisuais, observação naturalista e participante e através das notas de campo. Para a análise foram definidos dois instrumentos, que permitiram analisar na primeira etapa deste estudo os aspetos técnicos, tecnológicos e pedagógicos dos RED e numa segunda etapa o planeamento das atividades, envolvimento e reflexão – TPACK em construção. O estudo pôs em evidência o claro potencial dos RED quando integrados no processo de ensino e aprendizagem e a relevância de que se reveste o TPACK na formação do docente a este nível. Por outro lado possibilitou uma constante reflexão do professor relativamente às suas opções metodológicas nas atividades de leitura que conduziu a uma persistente construção do TPACK.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-23T00:00:00Z
2016-11-23
2017-02-13T17:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765
TID:201611139
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765
identifier_str_mv TID:201611139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131526115360768