Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Ana Assunção Nogueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37968
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_c6234534712d6d294b2e23eb4d3da251
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso372.41Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório de intervenção desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclos do Ensino Básico. Decorreu num único contexto educativo, Colégio de Santa Teresa de Jesus, numa turma de quarto ano e noutra de quinto ano. Este relatório foi elaborado em função do trabalho realizado no ano anterior, tendo por objetivo a promoção da educação literária nos dois ciclos acima mencionados. Está apresentado numa forma reflexiva e abrange os aspetos mais relevantes do processo supervisionado da intervenção pedagógica. O trabalho inclui um breve referencial teórico onde se enquadram os lugares da literatura e da literatura infanto-juvenil no contexto da educação literária. É possível analisar a evolução da literatura ao longo do tempo, bem como a importância da mesma nos nossos dias. Refere também um conjunto de atividades e práticas que poderá auxiliar numa promoção da literatura. Com estas atividades pretende-se que o aluno goste de ler e escrever textos literários, conduzindo-o assim a uma boa cultura literária. As intervenções baseiam-se em explorações de atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura que aliam a leitura à escrita e vice-versa. Tem também subjacente a expansão do léxico vocabular, a organização de ideias e a planificação, textualização e revisão de textos.The present intervention report was developed as part of the Training Unit in the Supervised Teaching Practice course, a Degree in Teaching Primary Education, held in an educational context, Colégio St. Teresa of Jesus, with children from year four and year five. This report is based on the work developed in previous years with the purpose of promoting literary education in the two levels of teaching mentioned before. It is a summary and a reflection of the whole process regarding the pedagogical intervention. This work include a brief theorical reference of framing places of literature and children's literature in the context of literary education and it is possible to analyse the evolution of literature over the years, as well as its current importance. It also includes a set of activities and practices that can help in promoting literature. These activities are intended to make the students develop their love for reading and writing, thus leading them to a good literary culture. The interventions are based on the exploration of pre-reading, reading and post-reading, combining reading and writing. They also include the expansion of vocabulary, organization of ideas and planning, writing and review of the texts.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoRios, Ana Assunção Nogueira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37968por201407043info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:07.069328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
spellingShingle Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
Rios, Ana Assunção Nogueira
372.41
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_full Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_fullStr Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_full_unstemmed Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
title_sort Promover a educação literária no 1.º e no 2.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso
author Rios, Ana Assunção Nogueira
author_facet Rios, Ana Assunção Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Ana Assunção Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv 372.41
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 372.41
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37968
url http://hdl.handle.net/1822/37968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132917224439808