Diz-me onde trabalhas e dir-te-ei quem és : efeitos da identidade percebida das organizações nas impressões dos seus colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Inês Ramos Cavalheiro de Sá
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10569
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Diz-me onde trabalhas e dir-te-ei quem és : efeitos da identidade percebida das organizações nas impressões dos seus colaboradoresIdentidade social - PortugalIdentificação organizacionalidentidade organizacionalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013O estudo da identidade aplicada a contexto organizacional é um campo em grande expansão. Da Psicologia à Economia, os autores cada vez mais reconhecem a capacidade desta investigação em dar conta dos processos, sobretudo relacionais, do local de trabalho. Sabemos que a identificação à organização favorece o desempenho dos colaboradores, mas também sabemos que esta identificação nem sempre se dá rem relação à organização como um todo, mas, mais frequentemente, ao grupo de trabalho (por exemplo, um departamento). Posto isto, as evidências de que dispomos vão todas no sentido de reconhecer o impacto que o individuo sente derivado da sua identificação à organização. Por outro lado, neste estudo pretendemos perceber como é que variações percebidas na identidade da organização se podem traduzir em variações na percepção que temos dos seus colaboradores, i.e., na impressão da sua personalidade. Mais ainda, se a presença de grupos de trabalho mais ou menos entitativos e diferenças no tamanho da organização também têm um impacto. Assim, definimos como hipóteses que: 1) o tamanho da organização influencia a percepção da identificação, tal que para as organizações pequenas os efeitos de uma identidade forte saem reforçados e os de uma identidade fraca atenuados; e 2) quanto mais entitativos os grupos dentro da organização, maior a probabilidade de que a impressão associada a cada colaborador se baseie na identidade do grupo, em detrimento da identidade da organização. Para as testar, recorreu-se a uma tarefa de formação de impressões Em ambos os casos, a subsequente análise de variância sugere que estes são pressupostos sólidos, pelo que apontamos outros pontos complementares a explorar em investigações futuras.Investigation in the field of identity applied to organizational contexts is expanding. From Psychology to Economics, authors increasingly recognize its capacity to account for work place processes, especially relational phenomena. We know that organizational identification promotes employee performance, but we also know that this identification is not always with the organization as a whole, but rather to work groups (e.g. a department). That said, available evidence all seems to go towards understanding what does it mean to the individual to identify with their organization. However, with this investigation we hope to shed light on how perceived variations on the identity of the organization translate into variations on the perception of its workers, i.e., on the impression of their personality. More, we explore if more or less entitative work groups and differences in the size of the organization can also impact the impression. Thus, we hypothesize that: 1) size influences the identification process so that for smaller organizations the effects of a strong identity are enhanced and those of a weaker identity are reduced; and 2) the more entitative work groups are, more likely it becomes for each worker’s impression to be base on the identity of the group, rather than that of the organization as whole. To test these assumptions we used an impression formation task. In both cases, an ANOVA suggests support to these claims, so we point out further research avenues.Oliveira, José Manuel da Palma, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCarvalho, Maria Inês Ramos Cavalheiro de Sá2014-02-17T18:30:57Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:33.457510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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