A inserção profissional dos diplomados do 2º ciclo em serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Susana Isabel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4973
Resumo: Este estudo centra-se na inserção profissional como desafio que se coloca aos jovens que concluíram o 2º. Ciclo de formação em Serviço Social no mercado de trabalho. A inserção profissional é retratada como um processo complexo e directamente relacionada com o Ensino Superior, promotor de qualificações e competências-chave, que quando desenvolvidas poderão garantir uma plena integração no mercado de trabalho. A investigação desenvolvida baseia-se numa estratégia metodológica qualitativa, dado centrar-se nos factores motivacionais e no percurso de formação e de trabalho ou emprego vivido pelos sujeitos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista por questionário, aplicada via internet e composta por questões semiabertas. A elaboração deste trabalho permitiu sistematizar resultados importantes: a análise dos dados recolhidos aponta para o facto de que as competências proporcionadas pelo mestrado em Serviço Social vão ao encontro das necessidades que este ciclo de estudos pretende colmatar a nível de qualificação e entrada dos profissionais no mercado de trabalho. A principal dificuldade em termos de inserção profissional dos jovens não se prende com a transição da escola para o mundo de trabalho, mas com as condições impostas pelo próprio mercado de trabalho, que bloqueiam o profissional em termos de progressão na carreira e de estabilidade financeira, funcionando como factores condicionantes ao seu acesso a uma inserção profissional plena, tanto em termos de direitos laborais como de reconhecimento das suas qualificações no mercado de trabalho.
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