As expetativas dos estudantes finalistas do ensino superior em relação à sua inserção profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42495 |
Resumo: | O mercado de trabalho atual é marcado pelo crescimento das modalidades de trabalho flexível e pela valorização de capacidades como a flexibilidade e o dinamismo, principalmente nos finalistas que pretendem inserir-se no mesmo. Este processo de inserção é, por vezes, um processo difícil e que se prolonga no tempo. A pandemia COVID-19 veio reforçar este contexto. No entanto, a inserção pode ser facilitada através da realização de estágios, que proporcionam experiência inicial no mercado de trabalho. Deste modo, na conjuntura atual do mercado de trabalho, são criadas determinadas expetativas por parte dos finalistas em relação ao início do percurso profissional. Este estudo tem como principal objetivo conhecer as expetativas dos estudantes em relação à sua inserção profissional. Mais especificamente, pretende-se conhecer a perceção dos finalistas em relação ao processo de inserção profissional, analisar quais são as competências adquiridas no ensino superior consideradas mais importantes pelos estudantes para a inserção no mercado de trabalho, identificar os aspetos mais valorizados pelos finalistas na procura de emprego e conhecer o nível de confiança e os receios dos finalistas relativamente à inserção profissional. A amostra é constituída por 41 finalistas do ensino superior e o instrumento de recolha de dados consistiu num questionário construído para o efeito. Os resultados revelam que os finalistas tencionam prosseguir estudos para facilitar a inserção profissional. As dificuldades mais esperadas são a falta de experiência e a elevada competitividade do mercado. Verificou-se que os finalistas pretendem recorrer à internet para encontrar emprego, através de websites, da rede social LinkedIn e do envio de candidaturas espontâneas. É reconhecida a igual importância das competências técnicas e comportamentais, sendo que algumas das soft skills mais importantes são a comunicação, o trabalho em equipa, o dinamismo/resiliência e a empatia. Os requisitos mais valorizados num emprego são um bom ambiente de trabalho e a possibilidade de progressão de carreira na empresa. Verificou-se que embora parte da amostra esteja confiante no que concerne a sua inserção profissional, a maior parte dos inquiridos sente preocupação e ansiedade. Estas conclusões são discutidas com base na literatura e em resultados de estudos semelhantes. |
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As expetativas dos estudantes finalistas do ensino superior em relação à sua inserção profissionalExpetativasInserção profissionalMercado de trabalhoCompetênciasExpectationsProfessional insertionLabor marketSkillsO mercado de trabalho atual é marcado pelo crescimento das modalidades de trabalho flexível e pela valorização de capacidades como a flexibilidade e o dinamismo, principalmente nos finalistas que pretendem inserir-se no mesmo. Este processo de inserção é, por vezes, um processo difícil e que se prolonga no tempo. A pandemia COVID-19 veio reforçar este contexto. No entanto, a inserção pode ser facilitada através da realização de estágios, que proporcionam experiência inicial no mercado de trabalho. Deste modo, na conjuntura atual do mercado de trabalho, são criadas determinadas expetativas por parte dos finalistas em relação ao início do percurso profissional. Este estudo tem como principal objetivo conhecer as expetativas dos estudantes em relação à sua inserção profissional. Mais especificamente, pretende-se conhecer a perceção dos finalistas em relação ao processo de inserção profissional, analisar quais são as competências adquiridas no ensino superior consideradas mais importantes pelos estudantes para a inserção no mercado de trabalho, identificar os aspetos mais valorizados pelos finalistas na procura de emprego e conhecer o nível de confiança e os receios dos finalistas relativamente à inserção profissional. A amostra é constituída por 41 finalistas do ensino superior e o instrumento de recolha de dados consistiu num questionário construído para o efeito. Os resultados revelam que os finalistas tencionam prosseguir estudos para facilitar a inserção profissional. As dificuldades mais esperadas são a falta de experiência e a elevada competitividade do mercado. Verificou-se que os finalistas pretendem recorrer à internet para encontrar emprego, através de websites, da rede social LinkedIn e do envio de candidaturas espontâneas. É reconhecida a igual importância das competências técnicas e comportamentais, sendo que algumas das soft skills mais importantes são a comunicação, o trabalho em equipa, o dinamismo/resiliência e a empatia. Os requisitos mais valorizados num emprego são um bom ambiente de trabalho e a possibilidade de progressão de carreira na empresa. Verificou-se que embora parte da amostra esteja confiante no que concerne a sua inserção profissional, a maior parte dos inquiridos sente preocupação e ansiedade. Estas conclusões são discutidas com base na literatura e em resultados de estudos semelhantes.The current job market is marked by the growth of flexible work modalities and by valuing skills such as flexibility and dynamism, especially in finalists who intend to enter the same. This insertion process is sometimes a difficult and time-consuming process. The COVID-19 pandemic reinforced this context. However, insertion can be facilitated through internships, which provide initial experience in the labor market. In this way, in the current conjuncture of the labor market, certain expectations are created on the part of the finalists in relation to the beginning of the professional path. The main objective of this study is to understand students' expectations in relation to their professional insertion. More specifically, it is intended to understand the perceptions of the finalists in relation to the process of professional insertion, to analyze which are the competences acquired in higher education considered most important by the students for the insertion in the labor market, to identify the aspects most valued by the finalists in the search of employment and to know the level of confidence and the fears of the finalists regarding the professional insertion. The sample consists of 41 higher education finalists and the data collection instrument consisted of a questionnaire built for this purpose. The results show that the finalists intend to continue studies to facilitate their professional insertion. The most expected difficulties are the lack of experience and the high competitiveness of the market. It was found that the finalists intend to use the internet to find a job, through websites, the social network LinkedIn and by sending spontaneous applications. The equal importance of technical and behavioral skills is recognized, with some of the most important soft skills being communication, teamwork, dynamism/resilience and empathy. The most valued requirements in a job are a good working environment and the possibility of career progression in the company. It was found that although part of the sample feels confident about their professional insertion, most respondents feel concern and anxiety. These conclusions are discussed based on the literature and results of similar studies.Correia, AnabelaRepositório ComumCaetano, Rita Isabel do Nascimento2022-11-30T15:05:33Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42495TID:203108302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:37.061584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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