O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, João Pedro Antas de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/874
Resumo: Vinte anos depois verificamos com muita preocupação a ignorância que ainda se demonstra quando se fala no Ensino Politécnico. Esta preocupação aumenta para valores escandalosos quando essa ignorância é demonstrada por responsáveis pela educação em Portugal, sejam os técnicos da educação, sejam políticos de formação menor. Por nos permitir, embora apenas em 15/20 minutos, introduzir alguns esclarecimentos sobre esta matéria, considero relevante a realização deste encontro sobre o novo paradigma da formação superior. Referir-me-ei apenas ao Ensino Politécnico e, se restar algum tempo, aflorarei o que nos parece ser desejável no futuro para as instituições de formação profissional que ultrapasse a simples referência aos dois subsistemas de Ensino Superior, tornando o paradigma da formação superior mais amplo e mais seguro.
id RCAP_c63251321169a7abce48c8a0270c61c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissionalFormação ProfissionalEnsino PolitécnicoVinte anos depois verificamos com muita preocupação a ignorância que ainda se demonstra quando se fala no Ensino Politécnico. Esta preocupação aumenta para valores escandalosos quando essa ignorância é demonstrada por responsáveis pela educação em Portugal, sejam os técnicos da educação, sejam políticos de formação menor. Por nos permitir, embora apenas em 15/20 minutos, introduzir alguns esclarecimentos sobre esta matéria, considero relevante a realização deste encontro sobre o novo paradigma da formação superior. Referir-me-ei apenas ao Ensino Politécnico e, se restar algum tempo, aflorarei o que nos parece ser desejável no futuro para as instituições de formação profissional que ultrapasse a simples referência aos dois subsistemas de Ensino Superior, tornando o paradigma da formação superior mais amplo e mais seguro.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarros, João Pedro Antas de2011-02-15T16:57:26Z1999-071999-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/874por1647-662Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
title O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
spellingShingle O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
Barros, João Pedro Antas de
Formação Profissional
Ensino Politécnico
title_short O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
title_full O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
title_fullStr O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
title_full_unstemmed O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
title_sort O ensino politécnico como importante paradigma de formação profissional
author Barros, João Pedro Antas de
author_facet Barros, João Pedro Antas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, João Pedro Antas de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Ensino Politécnico
topic Formação Profissional
Ensino Politécnico
description Vinte anos depois verificamos com muita preocupação a ignorância que ainda se demonstra quando se fala no Ensino Politécnico. Esta preocupação aumenta para valores escandalosos quando essa ignorância é demonstrada por responsáveis pela educação em Portugal, sejam os técnicos da educação, sejam políticos de formação menor. Por nos permitir, embora apenas em 15/20 minutos, introduzir alguns esclarecimentos sobre esta matéria, considero relevante a realização deste encontro sobre o novo paradigma da formação superior. Referir-me-ei apenas ao Ensino Politécnico e, se restar algum tempo, aflorarei o que nos parece ser desejável no futuro para as instituições de formação profissional que ultrapasse a simples referência aos dois subsistemas de Ensino Superior, tornando o paradigma da formação superior mais amplo e mais seguro.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-07
1999-07-01T00:00:00Z
2011-02-15T16:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/874
url http://hdl.handle.net/10400.19/874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301953353613312