Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vian, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664
Resumo: O trabalho se propõe a apresentar e refletir sobre algumas informações que foram levantadas por meio de um instrumento de coleta de dados aplicado junto aos professores do ensino Médio de uma escola pública estadual no Vale do Taquari, RS. A partir da análise de documentos pertinentes à proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014), que apresenta uma perspectiva de trabalho baseada na pesquisa como prática educativa procura perceber o entendimento dos professores entrevistados a respeito de sua formação e sua prática dentro da concepção da utilização da pesquisa no ensino básico. A discussão dos resultados apresenta um distanciamento quanto os processos formativos iniciais dos docentes para trabalhar dentro da sistemática apontada, contudo indica a percepção positiva dos mesmos quanto o uso da pesquisa no ensino médio.
id FURG-12_7f0fe4443acaf5d1a90fc51107324661
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4664
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnicoEnsino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.O trabalho se propõe a apresentar e refletir sobre algumas informações que foram levantadas por meio de um instrumento de coleta de dados aplicado junto aos professores do ensino Médio de uma escola pública estadual no Vale do Taquari, RS. A partir da análise de documentos pertinentes à proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014), que apresenta uma perspectiva de trabalho baseada na pesquisa como prática educativa procura perceber o entendimento dos professores entrevistados a respeito de sua formação e sua prática dentro da concepção da utilização da pesquisa no ensino básico. A discussão dos resultados apresenta um distanciamento quanto os processos formativos iniciais dos docentes para trabalhar dentro da sistemática apontada, contudo indica a percepção positiva dos mesmos quanto o uso da pesquisa no ensino médio.Lepidus2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 17-301809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664/4242Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVian, VanessaDel Pino, José Claudio2018-11-08T18:37:04Zoai:periodicos.furg.br:article/4664Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:37:04Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
title Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
spellingShingle Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
Vian, Vanessa
Ensino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.
title_short Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
title_full Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
title_fullStr Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
title_full_unstemmed Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
title_sort Formação docente e a pesquisa no contexto do ensino politécnico
author Vian, Vanessa
author_facet Vian, Vanessa
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vian, Vanessa
Del Pino, José Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.
topic Ensino politécnico. Pesquisa como prática educativa. Formação docente.
description O trabalho se propõe a apresentar e refletir sobre algumas informações que foram levantadas por meio de um instrumento de coleta de dados aplicado junto aos professores do ensino Médio de uma escola pública estadual no Vale do Taquari, RS. A partir da análise de documentos pertinentes à proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014), que apresenta uma perspectiva de trabalho baseada na pesquisa como prática educativa procura perceber o entendimento dos professores entrevistados a respeito de sua formação e sua prática dentro da concepção da utilização da pesquisa no ensino básico. A discussão dos resultados apresenta um distanciamento quanto os processos formativos iniciais dos docentes para trabalhar dentro da sistemática apontada, contudo indica a percepção positiva dos mesmos quanto o uso da pesquisa no ensino médio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4664/4242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 2 (2015); 17-30
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940466761728