Viagem na educação: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13386 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei o presente Relatório Final que é espelho de todo o itinerário formativo desenvolvido, bem como das experiências significativas da prática de ensino supervisionada em ambos os níveis educativos. Este documento inicia-se com a contextualização e itinerário formativo onde são dadas a conhecer as realidades vivenciadas nos dois contextos. Seguidamente, apresentam-se diversas experiências que considerei relevantes no processo formativo, baseadas numa análise crítico-reflexiva. Deste modo, encontrar-se-ão temáticas como a importância das regras na sala de atividades, o envolvimento das famílias no processo educativo, a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem, a lecionação das ciências no 1.º CEB e, como dimensão transversal, o espaço como elemento curricular. Com a finalidade de percepcionar as perspetivas das crianças e os seus interesses no Jardim de Infância, surge ainda um trabalho investigativo. A prática pedagógica, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º CEB, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, permitindo-me observar, experimentar e, acima de tudo, refletir. |
id |
RCAP_c6394921bffdeda344a5dc8ec80c1817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Viagem na educação: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei o presente Relatório Final que é espelho de todo o itinerário formativo desenvolvido, bem como das experiências significativas da prática de ensino supervisionada em ambos os níveis educativos. Este documento inicia-se com a contextualização e itinerário formativo onde são dadas a conhecer as realidades vivenciadas nos dois contextos. Seguidamente, apresentam-se diversas experiências que considerei relevantes no processo formativo, baseadas numa análise crítico-reflexiva. Deste modo, encontrar-se-ão temáticas como a importância das regras na sala de atividades, o envolvimento das famílias no processo educativo, a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem, a lecionação das ciências no 1.º CEB e, como dimensão transversal, o espaço como elemento curricular. Com a finalidade de percepcionar as perspetivas das crianças e os seus interesses no Jardim de Infância, surge ainda um trabalho investigativo. A prática pedagógica, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º CEB, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, permitindo-me observar, experimentar e, acima de tudo, refletir.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumRamos, Marta Sofia Ricardo2016-04-29T10:43:34Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13386201335123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:05.376889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viagem na educação: relatório final |
title |
Viagem na educação: relatório final |
spellingShingle |
Viagem na educação: relatório final Ramos, Marta Sofia Ricardo Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Viagem na educação: relatório final |
title_full |
Viagem na educação: relatório final |
title_fullStr |
Viagem na educação: relatório final |
title_full_unstemmed |
Viagem na educação: relatório final |
title_sort |
Viagem na educação: relatório final |
author |
Ramos, Marta Sofia Ricardo |
author_facet |
Ramos, Marta Sofia Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Marta Sofia Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei o presente Relatório Final que é espelho de todo o itinerário formativo desenvolvido, bem como das experiências significativas da prática de ensino supervisionada em ambos os níveis educativos. Este documento inicia-se com a contextualização e itinerário formativo onde são dadas a conhecer as realidades vivenciadas nos dois contextos. Seguidamente, apresentam-se diversas experiências que considerei relevantes no processo formativo, baseadas numa análise crítico-reflexiva. Deste modo, encontrar-se-ão temáticas como a importância das regras na sala de atividades, o envolvimento das famílias no processo educativo, a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem, a lecionação das ciências no 1.º CEB e, como dimensão transversal, o espaço como elemento curricular. Com a finalidade de percepcionar as perspetivas das crianças e os seus interesses no Jardim de Infância, surge ainda um trabalho investigativo. A prática pedagógica, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º CEB, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, permitindo-me observar, experimentar e, acima de tudo, refletir. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-29T10:43:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13386 201335123 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13386 |
identifier_str_mv |
201335123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015799967744 |