Educação e conhecimento fiscal: o caso dos estudantes do ISCA-UA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daisy Priscilla Freire
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17328
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo avaliar a perceção que os estudantes têm sobre os fatores que afetam o cumprimento fiscal, mais concretamente os fatores relacionados com a educação e o conhecimento fiscal. Deste modo, o objeto de estudo são os estudantes da licenciatura em contabilidade e da licenciatura em finanças - 1.º e 3.º ano de ambos cursos. Por sua vez, também pretendemos averiguar se esta perceção é alterada pelo nível de conhecimento fiscal ou pelo ano e/ou curso em que estes se encontram inseridos. Numa primeira fase, fizemos uma recolha de informação sobre as diversas metodologias e ações de educação fiscal realizados em alguns países, dando maior ênfase a Portugal. Posteriormente, introduzimos a problemática do cumprimento fiscal, mais concretamente o papel do conhecimento e da educação fiscal no mesmo. Através de dois inquéritos por questionário foi-nos possível recolher os dados necessários sobre a perceção dos fatores acima referidos, bem como aferir o nível de conhecimento fiscal. Após uma análise cuidada, podemos constatar que no geral a perceção sobre qualidade da divulgação fiscal, esclarecimento de dúvidas fiscais junto da Autoridade Tributária (AT), linguagem utilizada na legislação fiscal, impacte da complexidade do sistema fiscal, evasão fiscal e receita fiscal arrecadada, não se alteram consoante o ano ou o curso que o estudante se encontre inscrito, à exceção da perceção sobre o impacte negativo da legislação avulsa no conhecimento fiscal. Ao contrário do expectável, o nível de conhecimento fiscal dos estudantes de ambos os cursos mantém-se igual. Todavia, apesar de este explicar, em parte, a alteração da maioria dos fatores do cumprimento fiscal em estudo, não explica a alteração da perceção sobre a linguagem utilizada na legislação fiscal e no esclarecimento de dúvidas junto a AT.
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