Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Tayara Alice Nascimento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23968
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_c648b27383d7f1acc52fa8fc9955ae3b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/23968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostamEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico é um ponto crucial na formação de um professor, é quando ocorre o processo de transição entre a fase do discente para o docente. Nesta etapa importa desenvolver/aprimorar o conhecimento crítico-reflexivo. Desta forma, é possível ao professor estagiário adequar o conhecimento pedagógico aos mais variados contextos e ainda promover aprendizagens significativas, tendo em vista as capacidades e necessidades dos alunos. Pretende o atual relatório descrever de forma aprofundada e reflexiva todo o processo de formação desenvolvido no estágio pedagógico. Importa referir que este processo de formação buscou não só desenvolver as aprendizagens dos alunos, mas também a responsabilidade, o sentido ético, o trabalho em grupo e a capacidade de reflexão por parte do Professor Estagiário. Neste relatório, na parte final, procura-se fazer também uma abordagem pormenorizada sobre um tema, “O ensino da Educação Física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam”, o mesmo foi escolhido devido às dificuldades apresentadas no decorrer do ano letivo quanto à falta de motivação por parte dos alunos. Neste sentido, podemos afirmar que as estratégias adotadas permitiram, de uma forma geral, aumentar consideravelmente as aprendizagens dos alunos. No entanto, apesar dos bons resultados obtidos, a motivação para a prática da matéria em questão não aumentou. Estes resultados mostraram o quão complexo é o processo de ensino. O mesmo exige do professor um grande esforço reflexivo e profundo para motivar e incentivar todos os alunos quando se encontra certa resistência sobre determinada matéria. É preciso também muita criatividade, bem como respeito por todas as diferenças e necessidades apresentada por cada discente. The pedagogic traineeship is a crucial point in the academic education of a teacher. It occurs during the transition from the student phase to the teacher phase, with the aim of develop/improve a critical reflective knowledge. Therefore, the trainee can adapt the pedagogical knowledge to a variety of different contexts, enhancing learning and focusing on the students’ capabilities and needs. The purpose of the present final report is to describe, depth and reflectively, the whole process developed in the teaching practice. It should be noted that the whole training process, not only looked for the development of the student learning, but also the responsibility, sense of ethics, group work and reflection capacity by the part of the trainee. In the final chapters of the present report, we seek to also make a detailed approach on the theme "The Physical Education teaching and the students' motivation to learn the least favorite themes", chosen owing to the difficulties faced during the school year course about the lack of motivation among students. Therefore, we can say that the adopted strategies allowed, in general, to greatly enhance the students’ learning. However, despite the good results obtained, the motivation to practice the subject matter has not increased. These results show how complex is the process of teaching. This process requires a great effort and deep reflection by the teacher to motivate and encourage all students when he meets some resistance on certain matters. The creativity is imperative, as well as the respect for all particular students’ differences and needs.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23968http://hdl.handle.net/10316/23968porDiniz, Tayara Alice Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:03:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:08.284240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
Diniz, Tayara Alice Nascimento
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
author Diniz, Tayara Alice Nascimento
author_facet Diniz, Tayara Alice Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Tayara Alice Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/23968
http://hdl.handle.net/10316/23968
url http://hdl.handle.net/10316/23968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662724227072