A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3115 |
Resumo: | Atualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes. |
id |
RCAP_c65441b4f8b042913c927c19ad47bf27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagemMuseuServiços EducativosAtividades educativas e culturaisPúblico visitanteTutelaMadeira (Portugal)MuseumEducational ServicesEducational and cultural activitiesVisitorsTutelageEstudos Regionais e Locais.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAtualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes.Currently, museums have a wide range of activities aimed at the visiting public. The activities developed by the educational services of the museological institutions aim to promote the participation of visitors in their educational and cultural program. In this sense, the educational activities developed by these services enhance the construction of new knowledge, which, in turn, awakens the natural aptitudes of the visiting public. After framing the theme of this work, the historical record of eight museological institutions was made, in order to understand their origins. The next chapter focused on the historical background of the educational service, the educational principles and the educational and cultural activities of the eight museums under analysis. In this way, and based on the information collected, I proceeded to compare the museums approached according to the activities that each one develops. The set of this type of initiatives and the events of the museological institutions that encourage the participation of the visitor, constitute an important complement to the visit. The educational services of museums have this role and it is essentially that aspect that we will try to develop in this work. The tutelage of each museum has done its best to develop a diverse number of educational and cultural activities aimed at the visiting public, especially the school audience, allocating the available resources and, as far as possible, articulating with the degree of knowledge of the visitors, as well as the programs of visiting institutions.Silvestre, Rui Alexandre CaritaDigitUMaFernandes, Rui Filipe da Silva Sé2021-02-10T15:27:59Z2020-11-26T00:00:00Z2020-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3115202582736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:58.065018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
title |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
spellingShingle |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé Museu Serviços Educativos Atividades educativas e culturais Público visitante Tutela Madeira (Portugal) Museum Educational Services Educational and cultural activities Visitors Tutelage Estudos Regionais e Locais . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
title_full |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
title_fullStr |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
title_full_unstemmed |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
title_sort |
A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem |
author |
Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé |
author_facet |
Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silvestre, Rui Alexandre Carita DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Serviços Educativos Atividades educativas e culturais Público visitante Tutela Madeira (Portugal) Museum Educational Services Educational and cultural activities Visitors Tutelage Estudos Regionais e Locais . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Museu Serviços Educativos Atividades educativas e culturais Público visitante Tutela Madeira (Portugal) Museum Educational Services Educational and cultural activities Visitors Tutelage Estudos Regionais e Locais . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Atualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26T00:00:00Z 2020-11-26T00:00:00Z 2021-02-10T15:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3115 202582736 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3115 |
identifier_str_mv |
202582736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129930572759040 |