A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3115
Resumo: Atualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes.
id RCAP_c65441b4f8b042913c927c19ad47bf27
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagemMuseuServiços EducativosAtividades educativas e culturaisPúblico visitanteTutelaMadeira (Portugal)MuseumEducational ServicesEducational and cultural activitiesVisitorsTutelageEstudos Regionais e Locais.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAtualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes.Currently, museums have a wide range of activities aimed at the visiting public. The activities developed by the educational services of the museological institutions aim to promote the participation of visitors in their educational and cultural program. In this sense, the educational activities developed by these services enhance the construction of new knowledge, which, in turn, awakens the natural aptitudes of the visiting public. After framing the theme of this work, the historical record of eight museological institutions was made, in order to understand their origins. The next chapter focused on the historical background of the educational service, the educational principles and the educational and cultural activities of the eight museums under analysis. In this way, and based on the information collected, I proceeded to compare the museums approached according to the activities that each one develops. The set of this type of initiatives and the events of the museological institutions that encourage the participation of the visitor, constitute an important complement to the visit. The educational services of museums have this role and it is essentially that aspect that we will try to develop in this work. The tutelage of each museum has done its best to develop a diverse number of educational and cultural activities aimed at the visiting public, especially the school audience, allocating the available resources and, as far as possible, articulating with the degree of knowledge of the visitors, as well as the programs of visiting institutions.Silvestre, Rui Alexandre CaritaDigitUMaFernandes, Rui Filipe da Silva Sé2021-02-10T15:27:59Z2020-11-26T00:00:00Z2020-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3115202582736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:58.065018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
title A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
spellingShingle A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé
Museu
Serviços Educativos
Atividades educativas e culturais
Público visitante
Tutela
Madeira (Portugal)
Museum
Educational Services
Educational and cultural activities
Visitors
Tutelage
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
title_full A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
title_fullStr A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
title_full_unstemmed A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
title_sort A origem e o papel dos Serviços Educativos dos Museus da RAM: uma abordagem
author Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé
author_facet Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvestre, Rui Alexandre Carita
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rui Filipe da Silva Sé
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Serviços Educativos
Atividades educativas e culturais
Público visitante
Tutela
Madeira (Portugal)
Museum
Educational Services
Educational and cultural activities
Visitors
Tutelage
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Museu
Serviços Educativos
Atividades educativas e culturais
Público visitante
Tutela
Madeira (Portugal)
Museum
Educational Services
Educational and cultural activities
Visitors
Tutelage
Estudos Regionais e Locais
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description Atualmente os museus possuem uma vasta diversidade de atividades direcionadas ao público visitante. As atividades desenvolvidas pelos serviços educativos das instituições museológicas têm como propósito promover a participação dos visitantes no seu programa educativo e cultural. Neste sentido, as atividades educativas desenvolvidas por estes serviços potenciam a construção de novos conhecimentos, o que, por sua vez, desperta as aptidões naturais do público visitante. Após ter feito o enquadramento da temática deste trabalho, foi feito o registo histórico de oito instituições museológicas, de forma a compreender as suas origens. O capítulo seguinte incidiu no enquadramento histórico do serviço educativo, dos princípios educacionais e das atividades educativas e culturais dos oito museus em análise. Desta forma, e com base na informação recolhida, procedi à comparação entre os museus abordados de acordo com as atividades que cada um desenvolve. O conjunto deste tipo de iniciativas e os eventos das instituições museológicas que incentivam a participação do visitante, constituem um complemento importante da visita. Os serviços educativos dos museus têm este papel e é, essencialmente, esse aspecto que tentaremos desenvolver neste trabalho. A tutela de cada museu tem feito o possível para desenvolver um diverso número de atividades educativas e culturais direcionadas para o público visitante, especialmente o público escolar, alocando os recursos disponíveis e, também dentro do possível, articulando-se com o grau de conhecimento dos visitantes, tal como dos programas das instituições visitantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26T00:00:00Z
2020-11-26T00:00:00Z
2021-02-10T15:27:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3115
202582736
url http://hdl.handle.net/10400.13/3115
identifier_str_mv 202582736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930572759040