O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Telma Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2711
Resumo: As redes sociais estão a mudar de forma significativa o modo como as pessoas e os museus comunicam. Hoje, o Facebook tem uma presença muito relevante na comunicação destas instituições, visto que este canal permite à disseminação das diversas atividades e programações culturais, com atualizações permanentes, tal como permite um contacto mais próximo com o seu público. Os museus da Região Autónoma da Madeira não são exceção e, por isso, também estão beneficiando desta rede social. Assim, a presente investigação teve como principal objetivo recolher dados teóricos e empíricos sobre o papel do Facebook nos museus madeirenses, a capacidade desta rede em captar novos públicos e aumentar o número de visitantes, bem como identificar tendências e necessidades para proporcionar um conjunto de benefícios que irão satisfazer e melhorar a experiência de visita. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia exploratória qualitativa e uma amostra composta por 13 museus da Região Autónoma da Madeira. Foi feito uso de dois modelos de questionários qualitativos, um para os diretores e outro para os visitantes, sendo que a inquisição deu-se com o respetivo questionário servindo de guião para a entrevista. Os dados obtidos nesta investigação indicam que o Facebook é utilizado como um meio complementar aos outros meios de comunicação tradicionais. Estes também indicam que a construção de uma relação duradoura no Facebook conquista visitantes fiéis, melhora a experiência vivida no museu, aumenta a possibilidade de repetir a visita e também aumenta a possibilidade de recomendar essa experiência aos seus familiares, amigos e conhecidos. Verificou-se ainda que o Facebook permite aos museus alcançar resultados profícuos. Posto isto, esta investigação contribuiu para colmatar a falta de estudos na área. No entanto, numa investigação futura seria interessante replicar o estudo utilizando outros métodos de investigação, assim como alargar esta pesquisa a outros espaços culturais.
id RCAP_8fad041da631ed178099d9ccec03812c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha socialMuseuComunicaçãoFacebookComportamento dos visitantesMadeira (Portugal)MuseumCommunicationVisitor’s behaviorGestão Cultural.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAs redes sociais estão a mudar de forma significativa o modo como as pessoas e os museus comunicam. Hoje, o Facebook tem uma presença muito relevante na comunicação destas instituições, visto que este canal permite à disseminação das diversas atividades e programações culturais, com atualizações permanentes, tal como permite um contacto mais próximo com o seu público. Os museus da Região Autónoma da Madeira não são exceção e, por isso, também estão beneficiando desta rede social. Assim, a presente investigação teve como principal objetivo recolher dados teóricos e empíricos sobre o papel do Facebook nos museus madeirenses, a capacidade desta rede em captar novos públicos e aumentar o número de visitantes, bem como identificar tendências e necessidades para proporcionar um conjunto de benefícios que irão satisfazer e melhorar a experiência de visita. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia exploratória qualitativa e uma amostra composta por 13 museus da Região Autónoma da Madeira. Foi feito uso de dois modelos de questionários qualitativos, um para os diretores e outro para os visitantes, sendo que a inquisição deu-se com o respetivo questionário servindo de guião para a entrevista. Os dados obtidos nesta investigação indicam que o Facebook é utilizado como um meio complementar aos outros meios de comunicação tradicionais. Estes também indicam que a construção de uma relação duradoura no Facebook conquista visitantes fiéis, melhora a experiência vivida no museu, aumenta a possibilidade de repetir a visita e também aumenta a possibilidade de recomendar essa experiência aos seus familiares, amigos e conhecidos. Verificou-se ainda que o Facebook permite aos museus alcançar resultados profícuos. Posto isto, esta investigação contribuiu para colmatar a falta de estudos na área. No entanto, numa investigação futura seria interessante replicar o estudo utilizando outros métodos de investigação, assim como alargar esta pesquisa a outros espaços culturais.Social networks are significantly changing the way people and museums communicate. Nowadays, Facebook has achieved a very relevant presence when it comes to communication between institutions, since it is a channel that advertises the various cultural activities and programs, with live updates, and it’s also an easy way to build up a relationship with their audience. The museums of the Autonomous Region of Madeira are no exception, these are also benefiting from this social network. Therefore, the main objective of this present research was to provide theoretical and empirical data about the role of Facebook in Madeira’s museums, its ability to attract new audiences and increase the number of visitors, but also identifying trends and needs with the purpose of providing a set of benefits that will satisfy and improve the visiting experience. In this research, a qualitative exploratory methodology was used, and a sample gathered from 13 museums of the Autonomous Region of Madeira. Two models of qualitative questionnaires were used, one for the directors and another for the visitors, and the inquisition was given with the respective questionnaire serving as a guide for the interview. The data obtained through this research indicates that Facebook is use as a complementary mean to the other traditional means of communication. These also indicate that building an everlasting relationship on Facebook wins loyal visitors, enhances the experience lived in the museum, improves the chance of repeating the visit, and increases the possibility of recommending this experience to family, friends and acquaintances. It was also found that Facebook helps museums to achieve rewarding results. However, this research contributed to fill in the lack of studies in the area. Nevertheless, in a future investigation it would be interesting to replicate the study using other research methods, beside making this research reach other cultural spaces.Correia, Pedro Álvaro PereiraDigitUMaRodrigues, Telma Freitas2020-01-30T11:30:57Z2019-10-03T00:00:00Z2019-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2711202374696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:33Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:29.781858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
title O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
spellingShingle O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
Rodrigues, Telma Freitas
Museu
Comunicação
Facebook
Comportamento dos visitantes
Madeira (Portugal)
Museum
Communication
Visitor’s behavior
Gestão Cultural
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
title_full O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
title_fullStr O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
title_full_unstemmed O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
title_sort O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha social
author Rodrigues, Telma Freitas
author_facet Rodrigues, Telma Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Pedro Álvaro Pereira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Telma Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Comunicação
Facebook
Comportamento dos visitantes
Madeira (Portugal)
Museum
Communication
Visitor’s behavior
Gestão Cultural
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Museu
Comunicação
Facebook
Comportamento dos visitantes
Madeira (Portugal)
Museum
Communication
Visitor’s behavior
Gestão Cultural
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description As redes sociais estão a mudar de forma significativa o modo como as pessoas e os museus comunicam. Hoje, o Facebook tem uma presença muito relevante na comunicação destas instituições, visto que este canal permite à disseminação das diversas atividades e programações culturais, com atualizações permanentes, tal como permite um contacto mais próximo com o seu público. Os museus da Região Autónoma da Madeira não são exceção e, por isso, também estão beneficiando desta rede social. Assim, a presente investigação teve como principal objetivo recolher dados teóricos e empíricos sobre o papel do Facebook nos museus madeirenses, a capacidade desta rede em captar novos públicos e aumentar o número de visitantes, bem como identificar tendências e necessidades para proporcionar um conjunto de benefícios que irão satisfazer e melhorar a experiência de visita. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia exploratória qualitativa e uma amostra composta por 13 museus da Região Autónoma da Madeira. Foi feito uso de dois modelos de questionários qualitativos, um para os diretores e outro para os visitantes, sendo que a inquisição deu-se com o respetivo questionário servindo de guião para a entrevista. Os dados obtidos nesta investigação indicam que o Facebook é utilizado como um meio complementar aos outros meios de comunicação tradicionais. Estes também indicam que a construção de uma relação duradoura no Facebook conquista visitantes fiéis, melhora a experiência vivida no museu, aumenta a possibilidade de repetir a visita e também aumenta a possibilidade de recomendar essa experiência aos seus familiares, amigos e conhecidos. Verificou-se ainda que o Facebook permite aos museus alcançar resultados profícuos. Posto isto, esta investigação contribuiu para colmatar a falta de estudos na área. No entanto, numa investigação futura seria interessante replicar o estudo utilizando outros métodos de investigação, assim como alargar esta pesquisa a outros espaços culturais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03T00:00:00Z
2019-10-03T00:00:00Z
2020-01-30T11:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2711
202374696
url http://hdl.handle.net/10400.13/2711
identifier_str_mv 202374696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926382649344