Intermedialidade cénica: as margens da experiência estética do teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6683 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas. |
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Intermedialidade cénica: as margens da experiência estética do teatroIntermedialidade cénicaPresençaLiminaridadeImersãoVirtualidadeIntermediality in theatrePresenceLiminalityImmersionVirtualityDissertação de Mestrado submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas.Esta dissertação de mestrado investiga o campo de estudo das intermedialidades numa abordagem transdisciplinar que visa a aplicação da sua rede conceptual nas artes cénicas. O presente trabalho divulga a necessidade da adopção de estratégias investigativas que realizem um foco sobre o estudo da arqueologia das disciplinas artísticas, uma reflexão sobre a complexidade das suas relações e cruzamentos mediais, e uma análise com aplicação nas práticas artísticas. A investigação parte de uma abordagem conceptual que medita sobre as fronteiras mediais e a condição do “inter” enquanto princípio de articulação tensional entre campos divergentes e convergentes bem como propulsor de cruzamentos entre margens artísticas. Num enfoque centrado na fecundidade da intermedialidade no teatro, realizamos um exame com base em dois pontos: a historiografia dos traços de intermedialidade desde o final do século XIX até à contemporaneidade, e os desenvolvimentos do conceito de presença em confronto com a problemática da mediatização. O primeiro visa o estudo das contaminações artísticas e tecnológicas de que o teatro tem sido alvo e que o vêem como espaço privilegiado pelo potencial de convergência de expressões mediais, por meios directos ou mediatizados, que produzem obras híbridas, estimulam outros sentidos e questionamentos sobre a prática artística teatral. O segundo propõe-se a tratar uma das questões consideradas inerentes ao teatro, alicerçada às noções de virtualidade e intermedialidade. A experiência estética é explorada através de uma reflexão ampliada sobre as tendências liminais do teatro com foco nos conceitos de imersão e sinestesia produzidos na cena teatral e aliados ao potencial transgressivo das artes cénicas que instigam a produção de processos experimentais e obras hibridizadas. A rede conceptual estudada tem como aplicação prática a análise de dois estudos de caso: o espectáculo A.L.I.C.E. do Teatro da Garagem e Sul Concetto Di Volto nel Figlio di Dio de Romeo Castellucci.ABSTRACT - This master thesis adresses the field of studies of intermedialities in an transdisciplinary approach which aims to apply its conceptual net to the performing arts. The present work discloses the need to adopt study strategies which accomplish an emphasis on the archaeology of artistic subjects, a reflection on the complexity of its relations and medial crossings, and an analysis with application on artistic practises. The study comes from a conceptual approach which thinks about medial bounderies and the condition of the “inter” as an articulative principle of divergent and convergent tensional fields, as well as a tendency for the crossing of artistic borders. In an emphasis centered on the fecundity of the intermediality in theatre, we realized a review based on two matters: the historiography of intermediality traces since the end of the 19th century to contemporary actuality, and the developments of the concept of presence after its confrontation with mediatization. The first comprises the study of artistic and technological contaminations which theatre has been subject, and that see it as a priviliged space due to its potential for the convergence of medial expressions, by live or mediatized means, producing hybrid artworks, encouraging other meanings and inquiries upon the performing arts. The second, proposes to attend one of the questions considered intrinsic of theatre, grounded by the notions of virtuality and intermediality. The aesthetic experience is discussed through an amplified reflection on the liminal tendencies of theatre focused on the concepts of immersion and synesthesia produced in the stage and associated with the transgressive potential of the performing arts which instigate the generation of experimental processes and hibridized artworks. This conceptual net of study has a pratical approach on the following case studies: A.L.I.C.E. by Teatro da Garagem and Sul Concetto di Volto nel Figlio di Dio by Romeo Castellucci.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaMendes, João MariaPessoa, Carlos J.RCIPLVieira, Filipa Alexandra da Hortinha Chambel2016-12-30T16:42:07Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6683TID:201467569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:47.368601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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