Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beraquet, Vera Sílvia Marão
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Ciol, Renata, Santos, Maria Lygia Kopke, Stefani, Regina Celia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.879
Resumo: Recentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil e as transformações que vêm ocorrendo no país e no mundo, trazem novos desafios às instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o mercado de trabalho de seus egressos.Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tem sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUC-Campinas e a prática de seus egressos; c) conhecer a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanto ao perfil e atuação do profissional da informação.Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários junto aos egressos de 1991 a 1995, junto docentes do curso e, por meio de entrevistas estruturadas, junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Os resultados da pesquisa vêm sendo utilizados nas mudanças curriculares implantadas no Curso a partir de 2000.
id RCAP_c67377ee433d3d20d00c217fef1ee9c3
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadoresEnsaios, estudos e projetosRecentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil e as transformações que vêm ocorrendo no país e no mundo, trazem novos desafios às instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o mercado de trabalho de seus egressos.Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tem sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUC-Campinas e a prática de seus egressos; c) conhecer a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanto ao perfil e atuação do profissional da informação.Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários junto aos egressos de 1991 a 1995, junto docentes do curso e, por meio de entrevistas estruturadas, junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Os resultados da pesquisa vêm sendo utilizados nas mudanças curriculares implantadas no Curso a partir de 2000.BAD2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.879por1645-28950007-9421Beraquet, Vera Sílvia MarãoCiol, RenataSantos, Maria Lygia KopkeStefani, Regina Celiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:10:44Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:25.401836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
title Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
spellingShingle Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
Beraquet, Vera Sílvia Marão
Ensaios, estudos e projetos
title_short Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
title_full Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
title_fullStr Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
title_full_unstemmed Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
title_sort Qualidade e avaliação curricular em Biblioteconomia: perspectivas de docentes, egressos e empregadores
author Beraquet, Vera Sílvia Marão
author_facet Beraquet, Vera Sílvia Marão
Ciol, Renata
Santos, Maria Lygia Kopke
Stefani, Regina Celia
author_role author
author2 Ciol, Renata
Santos, Maria Lygia Kopke
Stefani, Regina Celia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beraquet, Vera Sílvia Marão
Ciol, Renata
Santos, Maria Lygia Kopke
Stefani, Regina Celia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios, estudos e projetos
topic Ensaios, estudos e projetos
description Recentes mudanças na legislação do ensino superior no Brasil e as transformações que vêm ocorrendo no país e no mundo, trazem novos desafios às instituições formadoras de profissionais, dentre os quais a necessidade urgente de melhor sintonia com o mercado de trabalho de seus egressos.Esta pesquisa teve como objetivos: a) identificar qual tem sido o desempenho do Curso de Graduação em Biblioteconomia da PUC-Campinas; b) verificar se existe congruência entre a formação profissional proporcionada pela FABI/PUC-Campinas e a prática de seus egressos; c) conhecer a avaliação que os docentes fazem de seu próprio trabalho e d) identificar as principais expectativas das organizações empregadoras quanto ao perfil e atuação do profissional da informação.Os dados necessários à pesquisa foram coletados por meio de questionários junto aos egressos de 1991 a 1995, junto docentes do curso e, por meio de entrevistas estruturadas, junto aos empregadores em diversos tipos de instituição. Os resultados da pesquisa vêm sendo utilizados nas mudanças curriculares implantadas no Curso a partir de 2000.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.879
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130368163446784