Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Ana Maria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/34028
https://doi.org/10.4000/rccs.988
Resumo: A partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada.
id RCAP_c69300ffd164c7558c74f195108361b4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/34028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em PortugalMovimentos sociaisMovimentos estudantisAlunos do ensino secundárioMovimentos de contestaçãoPortugal – 1990Educação para a cidadaniaA partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada.Based primarily on press reports and interviews with secondary school students, this article analyzes the three major protest mobilizations of secondary school students in Portugal since the 1990s: the protest against the General College Entrance Examination, in 1992, and against the Global Examinations, in 1994, as well as the movement against the Educational Policy and Curricular Reform, at the end of the 1990s and the beginning of the first decade of this century. The author seeks to understand the reasons why secondary school students protest, the motives and justifications they invoke, how they organize themselves and view their participation, at a time when education for citizenship is strongly emphasized.A partir, fondamentalement, des rapports parus dans la presse et des entretiens avec les élèves de l’enseignement secondaire, nous tentons dans cet article d’analyser les trois grandes mobilisations de contestation des élèves de l’enseignement secondaire au Portugal, depuis les années 90 : la protestation contre le concours général d’accès à l’enseignement supérieur en 1992 et contre le concours global en 1994, ainsi que le mouvement contre la politique éducative et la révision des matières à la fin des années 90 et au début des années 2000. Nous cherchons à comprendre pourquoi les élèves de l’enseignement secondaire protestent, quels sont les motifs et les logiques invoqués, comment ils s’organisent et voient leur participation aux mouvements de contestation, à une époque où l’éducation pour la citoyenneté, visant la formation des citoyens conscients et participatifs, est trop mise en avant.Centro de Estudos Sociais2005-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/34028http://hdl.handle.net/10316/34028https://doi.org/10.4000/rccs.988por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/988Seixas, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-05-28T07:50:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:57.571457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
title Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
spellingShingle Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
Seixas, Ana Maria
Movimentos sociais
Movimentos estudantis
Alunos do ensino secundário
Movimentos de contestação
Portugal – 1990
Educação para a cidadania
title_short Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
title_full Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
title_fullStr Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
title_full_unstemmed Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
title_sort Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
author Seixas, Ana Maria
author_facet Seixas, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais
Movimentos estudantis
Alunos do ensino secundário
Movimentos de contestação
Portugal – 1990
Educação para a cidadania
topic Movimentos sociais
Movimentos estudantis
Alunos do ensino secundário
Movimentos de contestação
Portugal – 1990
Educação para a cidadania
description A partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/34028
http://hdl.handle.net/10316/34028
https://doi.org/10.4000/rccs.988
url http://hdl.handle.net/10316/34028
https://doi.org/10.4000/rccs.988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0254-1106
2182-7435
http://rccs.revues.org/988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133790275108864