Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/34028 https://doi.org/10.4000/rccs.988 |
Resumo: | A partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada. |
id |
RCAP_c69300ffd164c7558c74f195108361b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/34028 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em PortugalMovimentos sociaisMovimentos estudantisAlunos do ensino secundárioMovimentos de contestaçãoPortugal – 1990Educação para a cidadaniaA partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada.Based primarily on press reports and interviews with secondary school students, this article analyzes the three major protest mobilizations of secondary school students in Portugal since the 1990s: the protest against the General College Entrance Examination, in 1992, and against the Global Examinations, in 1994, as well as the movement against the Educational Policy and Curricular Reform, at the end of the 1990s and the beginning of the first decade of this century. The author seeks to understand the reasons why secondary school students protest, the motives and justifications they invoke, how they organize themselves and view their participation, at a time when education for citizenship is strongly emphasized.A partir, fondamentalement, des rapports parus dans la presse et des entretiens avec les élèves de l’enseignement secondaire, nous tentons dans cet article d’analyser les trois grandes mobilisations de contestation des élèves de l’enseignement secondaire au Portugal, depuis les années 90 : la protestation contre le concours général d’accès à l’enseignement supérieur en 1992 et contre le concours global en 1994, ainsi que le mouvement contre la politique éducative et la révision des matières à la fin des années 90 et au début des années 2000. Nous cherchons à comprendre pourquoi les élèves de l’enseignement secondaire protestent, quels sont les motifs et les logiques invoqués, comment ils s’organisent et voient leur participation aux mouvements de contestation, à une époque où l’éducation pour la citoyenneté, visant la formation des citoyens conscients et participatifs, est trop mise en avant.Centro de Estudos Sociais2005-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/34028http://hdl.handle.net/10316/34028https://doi.org/10.4000/rccs.988por0254-11062182-7435http://rccs.revues.org/988Seixas, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-05-28T07:50:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/34028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:57.571457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
title |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
spellingShingle |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal Seixas, Ana Maria Movimentos sociais Movimentos estudantis Alunos do ensino secundário Movimentos de contestação Portugal – 1990 Educação para a cidadania |
title_short |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
title_full |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
title_fullStr |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
title_sort |
Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal |
author |
Seixas, Ana Maria |
author_facet |
Seixas, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimentos sociais Movimentos estudantis Alunos do ensino secundário Movimentos de contestação Portugal – 1990 Educação para a cidadania |
topic |
Movimentos sociais Movimentos estudantis Alunos do ensino secundário Movimentos de contestação Portugal – 1990 Educação para a cidadania |
description |
A partir, fundamentalmente de relatos na imprensa e de entrevistas a alunos do ensino secundário, pretende-se, neste artigo, analisar as três principais mobilizações de protesto dos alunos do ensino secundário em Portugal desde os anos 90: a contestação à Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior em 1992 e às Provas Globais em 1994, bem como o movimento contra a Política Educativa e Revisão Curricular no final da década de 90 e início da primeira década de 2000. Procura-se compreender porque protestam os alunos do ensino secundário, quais os motivos e lógicas de justificação invocados, como se organizam e como vêem a sua participação, numa época em que a educação para a cidadania, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos, é por demais salientada. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/34028 http://hdl.handle.net/10316/34028 https://doi.org/10.4000/rccs.988 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/34028 https://doi.org/10.4000/rccs.988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0254-1106 2182-7435 http://rccs.revues.org/988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133790275108864 |