Memorização de uma fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach : aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonte, Vera Maria Seco Afonso da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28984
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling Memorização de uma fuga do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach : aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacionalMemóriaMemorizaçãoRepertório pianísticoEnsino de músicaProjeto de intervençãoMemoryMemorisationPiano repertoireMusic teachingIntervention project78:372.878372.878:7878.064 BACH786.2159.953Relatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO processo de memorização musical tem sido, nas últimas décadas, objeto de estudo em diversas investigações. Todavia, poucos trabalhos se têm dedicado ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino da memorização. Neste contexto, verifica-se uma lacuna na investigação, relativamente ao impacto do trabalho de memorização em sala de aula, ao modo como os estudantes encaram o processo de memorização e à forma como esta afeta a sua segurança em palco. Este relatório de estágio tem por base um estudo de caso, realizado no Conservatório de Música do Porto, com alunos do ensino complementar, que teve como principal objetivo desenvolver e aplicar pedagogicamente um conjunto de estratégias para a memorização de uma “Fuga” do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach, cuja performance de memória é frequentemente requerida pelos programas dos Conservatórios e em concursos de piano. As estratégias selecionadas procuraram contrariar a tendência frequente dos estudantes de recorrer a um processo de memorização essencialmente espontâneo. Baseando-se na aplicação consciente de diferentes tipos de memória (motora, auditiva, visual, estrutural, emocional, linguística), este trabalho foca processos como a seleção de dedilhação, análise musical, entoação e direção musical, entre outros. Numa primeira fase, os alunos receberam, em aulas de conjunto, as bases teóricas sobre o processo de memorização. Posteriormente, foram aplicadas, em aulas individuais e de grupo, diferentes estratégias baseadas na literatura, para a memorização da obra selecionada (Fuga em Fá M, 1º caderno, BWV 856), culminando com uma performance pública da mesma, de memória. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em entrevistas, pré e pós intervenção, assim como gravações vídeo das aulas e uma performance pública final. Os resultados revelaram-se animadores, na medida em que se verificou uma grande eficácia e rapidez de memorização por parte de todos os alunos, bem como uma evolução significativa noutras capacidades performativas.The process of musical memorization has been, in recent decades, object of study in several investigations. However, few studies have been dedicated to the development of pedagogical strategies for teaching memorization. In this way, there is a gap in research on the impact of the work within the classroom on how students view the memorization process and how this affects their security on stage. This internship report is based on a case study carried out at Oporto Music Conservatory, with secondary school students, having as the main purpose the development and pedagogical implementation of a set of strategies for the memorization of a "Fugue" from J. S. Bach’s Welltempered Clavier, whose memorised performance is often required in conservatory examinations and piano competitions. The selected strategies sought to counter the frequent tendency of students to rely on a process of memorization that is essentially spontaneous. Based on the conscious application of different types of memory (auditory, visual, motor, emotional, linguistic, structural), this work focuses on processes such as selection of musical analysis, fingering, singing, musical direction, among others. Initially, students received, collectively, the theoretical bases on the memorization process. Later, in individual and group lessons, different strategies, based on literature, for the memorization of the selected work (Fugue in F Major, 1st book, BWV 856) were applied, culminating in a memorised public performance. The data collection instruments consisted of pre and post intervention interviews and video recordings of classes and final public performance. The results were encouraging, in view of the great effectiveness and speed of learning presented by every student, together with a significant evolution in other performing skills.Pipa, LuísUniversidade do MinhoFonte, Vera Maria Seco Afonso da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28984por201216990info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:42.992353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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